LOBO-MARINHO NO LITORAL

Jovem lobo-marinho é resgatado fraco e debilitado, em Praia Grande

Mamífero é o primeiro do ano a aparecer em praias do litoral de São Paulo; ele foi levado para a unidade de estabilização de animais marinhos do Instituto Biopesca, em Praia Grande (SP)

Da redação
Publicado em 30/07/2021, às 14h35 - Atualizado às 15h47

FacebookTwitterWhatsApp
Jovem Lobo-marinho é resgatado fraco e debilitado, em Praia grande - Imagem: Prefeitura de Praia Grande
Jovem Lobo-marinho é resgatado fraco e debilitado, em Praia grande - Imagem: Prefeitura de Praia Grande

Um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) foi resgatado na praia de Ocian, em Praia Grande (SP). O animal encalhou na praia por volta das 8h e foi avistado pelo pescador Raimundo Oliveira, que acionou a equipe do Instituto Biopesca, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

De acordo com o instituto, trata-se de um indivíduo jovem, com cerca de um metro, magro e debilitado em decorrência da viagem migratória. Ele foi levado para a unidade de estabilização de animais marinhos do Instituto Biopesca, em Praia Grande (SP), onde receberá os primeiros cuidados veterinários e será avaliado clinicamente.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) Jovem Lobo-marinho é resgatado fraco e debilitado, em Praia grande (Imagem: Prefeitura de Praia Grande)

Biólogos do Biopesca esclarecem que esta espécie ocorre na costa brasileira, principalmente de junho a outubro, quando migra de ilhas oceânicas localizadas em mares gelados em busca de alimentação em águas mais quentes, assim como ocorre com outros animais marinhos que vêm chegando às praias do Brasil neste inverno.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/costainfolitoral3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

“Muitas vezes, os lobos-marinhos param nas praias apenas para descansar da longa viagem e, depois de recuperados, voltam para o mar a fim de continuar seu percurso. Em outras ocasiões, estão machucados e precisam de cuidados”, disse.

Mamífero é o primeiro do ano a aparecer em praias do litoral de São Paulo; Ele foi levado para a unidade de estabilização de animais marinhos do Instituto Biopesca, em Praia Grande (SP) Jovem Lobo-marinho é resgatado fraco e debilitado, em Praia grande (Imagem: Prefeitura de Praia Grande)

Na praia, a orientação do Biopesca é que as pessoas não se aproximem dos lobos-marinhos para que eles possam descansar sem serem incomodados. Caso eles se sintam importunados e voltem ao mar antes de recuperarem as energias, a sua chance de sobrevivência diminui.

Esse é primeiro lobo-marinho encontrado pela equipe neste ano. Desde que começou a executar o PMP-BS, em agosto de 2015, o Instituto Biopesca já encontrou 20 lobos-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) e sete de uma outra espécie, o lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis).

Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!