MORTES RECORRENTES

Jovem é arrastado por correnteza e morre afogado no litoral de SP

Baixada Santista registrou cinco mortes por afogamento durante este fim de semana, diz GBMar

Da redação
Publicado em 27/02/2023, às 11h58 - Atualizado às 12h48

FacebookTwitterWhatsApp
Baixada Santista registrou cinco mortes por afogamento no fim de semana Afogamento no litoral - Fonte: GBMar
Baixada Santista registrou cinco mortes por afogamento no fim de semana Afogamento no litoral - Fonte: GBMar

Durante a tarde de ontem (26), mais uma pessoa morreu afogada nas praias paulistas, desta vez um jovem de 22 anos teria sido puxado por uma corrente de retorno e se afogado na praia do bairro Balneário Maracanã em Praia Grande, na Baixada Santista.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCn

Segundo informou o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), dois banhistas entraram no mar para se banhar, quando foram arrastados por uma corrente de retorno e entraram em processo de afogamento, uma das vítimas tentou ajudar o outro, mas não conseguiu retirá-lo, então saiu das águas e foi pedir ajuda.

Leia também:frente fria avança e traz novo temporal ao litoral de SP

No momento em que o jovem se afogava, um guarda-vidas (GV) que voltava de outra ocorrência de afogamento avistou o rapaz se afogando e iniciou o procedimento de resgate, um outro GV foi acionado e entrou no mar para auxiliar no resgate.

Ainda de acordo com o GBMar, a vítima afundou na água há 15 metros de distância da faixa de areia e foi necessário o apoio da Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (Ursa) para localizar a vítima, que foi encontrada logo depois.

Ainda na faixa de areia, os guarda-vidas iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar e em seguida o corpo foi transportado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia, onde o médico de plantão atestou o óbito.

Segundo apurado pelo Portal Costa Norte, o jovem era morador de Praia Grande e estava trabalhando no trailer da tia, quando tirou um período de descanso e foi tomar banho de mar. Segundo amigos, o jovem não estava sob efeito de álcool.

Afogamentos no litoral

O GBMar registrou neste fim de semana, entre os dias 24 e 26, cinco mortes por afogamento. Nas cidades de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Foram registrados ainda 34 salvamentos e cinco crianças desaparecidas nas praias do litoral de São Paulo.

Baixada Santista registrou cinco mortes por afogamento no fim de semana Afogamento no litoral (Fonte: GBMar)

Alertas

Placas vermelhas com a palavra “perigo” são colocadas diariamente pelas equipes do corpo de bombeiros em toda a extensão da praia. Elas avisam sobre correntes de retorno, que podem puxar banhistas para dentro do mar, e valões, locais com profundidade e com aparência de “mar calmo”.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Ali é um local que teoricamente é mais calmo, porque não tem onda quebrando, não tem espuma, mas é um local bem fundo. Geralmente o pessoal acha que é um local bom para tomar banho, mas pelo contrário. É altamente perigoso. Porque é a corrente de retorno que vai levar para dentro do mar, empurrando.

A quantidade e localização das placas variam diariamente, pois os fenômenos também mudam conforme o vento e a maré. Por isso, quando os guarda-vidas que atuam na área iniciam o turno de trabalho, uma vistoria é feita no local atendido para buscar pontos impróprios para o banho.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!