PLANEJAMENTO

IBGE cria questionário remoto para ser respondido por telefone ou internet

Para ter acesso ao documento online, cidadão recebe um e-ticket digital

Da redação
Publicado em 08/11/2022, às 18h52 - Atualizado às 19h01

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Na cidade, o trabalho do Censo é realizado por 316 recenseadores com quatro pontos de coletas IBGE Funcionário do IBGE com celular na mão para colocar resultado da pesquisa - Divulgação
Na cidade, o trabalho do Censo é realizado por 316 recenseadores com quatro pontos de coletas IBGE Funcionário do IBGE com celular na mão para colocar resultado da pesquisa - Divulgação

O Censo Demográfico 2022 continua sendo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em todo o país. Desde que o trabalho foi iniciado, uma das principais dificuldades por parte dos recenseadores é o acesso aos moradores de condomínios e edifícios residenciais. Para facilitar o trabalho, o Instituto criou um questionário remoto que pode ser respondido por telefone ou internet.

Para essas duas opções é preciso que o recenseador entre em contato com o cidadão, informe as opções e realize uma coleta de dados básicos como nome, telefone e email.  Ao selecionar a opção de responder o questionário pela internet, o cidadão receberá um ticket eletrônico que será válido por sete dias. Caso o preenchimento do questionário não seja concluído nesse prazo, a entrevista pode ser realizada por telefone pelo Centro de Apoio ao Censo, do IBGE.

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Na hora de receber os recenseadores, os munícipes devem observar se eles estão devidamente uniformizados com colete azul marinho do IBGE e boné de mesma cor com a identificação do Censo. Também é fundamental checar suas credenciais, através do crachá com QR Code. Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com o telefone do IBGE 0800-721-8181.

E-tickets disponíveis

Em Praia Grande, e-tickets estão sendo liberados para os domicílios com moradores ausentes ou que não responderam o questionário por outros motivos. A secretária de planejamento, Eliana Cristina Jeronimo Ferreira, destaca a importância de os moradores responderem às perguntas do IBGE, já que o Censo é a principal fonte de informações sobre as condições de vida dos moradores. “O levantamento ajuda a Administração a direcionar corretamente os recursos para as áreas que mais necessitam de investimento”.

No município, o trabalho do Censo é realizado por 316 recenseadores e a prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), disponibiliza quatro pontos de coletas: Fatec (Boqueirão), Secretaria de Assuntos Institucionais (Quietude), Terminal Tatico (Mirim) e ETEC Extensão Balneário Maracanã (Maracanã).

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