CAÇA E EXTRATIVISMO

Guarda Ambiental remove ranchos ilegais em área de preservação de Praia Grande (SP)

Em um dos ranchos, um homem foi identificado e mantinha uma espingarda com 35 munições

Da redação
Publicado em 17/05/2021, às 16h23 - Atualizado às 16h32

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Prefeitura de Praia Grande
Reprodução/Prefeitura de Praia Grande

A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra o setor ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade, removeu cinco ranchos em área de preservação ambiental do Parque Estadual Serra do Mar.

A ação ocorreu em parceria com agentes da Fundação Florestal (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado), responsáveis pela gestão do Parque Estadual Serra do Mar.

Os ranchos estavam sendo utilizados de forma irregular para a prática de caça e extrativismo. Os espaços ficavam localizados no Morro do Estaleiro e haviam sido identificados pela Fundação Florestal em ações anteriores.

As equipes percorreram pouco mais de 8,3 quilômetros pela mata. Foram oito horas diretas de incursão.

“Os ranchos não configuravam moradias e estavam no interior da unidade de conservação”, explicou o inspetor da Guarda Ambiental de Praia Grande, Fábio Rogério Marques.

Uma outra situação chamou a atenção das equipes. Em um dos ranchos um homem foi identificado e mantinha uma espingarda com 35 munições.

Por conta das irregularidades, ele foi conduzido até a delegacia e enquadrado no artigo 48 da Lei de Crimes Ambientais, somando a posse/porte de arma de fogo sem registro. Por conta disso ele foi preso.

"Trata-se de uma ação que requer planejamento e sigilo da informação uma vez que os locais são de difícil acesso. Os ranchos foram inutilizados. A nova resolução estadual prevê multa de R$ 10 mil reais para os casos registrados durante a fiscalização e o homem preso pelo porte de arma de fogo ainda será autuado, pois, as penas são cumulativas”, disse o inspetor.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!