NATUREZA VIVA

Guarás-vermelhos escolhem Praia Grande como novo lar

Aves, que são símbolos dos manguezais brasileiros, vêm sendo avistadas no Portinho

Da redação
Publicado em 12/07/2023, às 10h34 - Atualizado às 10h42

FacebookTwitterWhatsApp
Um grupo com mais de dez guarás-vermelhos escolheu o Portinho como novo lar Guarás-vermelhos escolhem Praia Grande como novo lar Guará-vermelho no Portinho de Praia Grande - Pedro Sbravatti/Prefeitura de Praia Grande
Um grupo com mais de dez guarás-vermelhos escolheu o Portinho como novo lar Guarás-vermelhos escolhem Praia Grande como novo lar Guará-vermelho no Portinho de Praia Grande - Pedro Sbravatti/Prefeitura de Praia Grande

Que Praia Grande vem atraindo cada vez mais novos moradores foi algo que até o Censo 2022 apontou. Mas parece que até as aves andam escolhendo a cidade como lar. Um grupo com mais de dez guarás-vermelhos escolheu a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida popularmente como Portinho, como novo endereço.

O Portinho é um dos lugares mais lindos e visitados de Praia Grande e é berço da natureza, com o manguezal banhado por um braço de mar. E os guarás-vermelhos são conhecidos como símbolos dos manguezais brasileiros, após quase serem extintos. A coloração da plumagem no tom vermelho é a principal característica que torna essa espécie uma das mais admiradas em todo o território brasileiro e também pelo mundo.

Durante muitos anos essa ave desapareceu de Praia Grande. Eram raras as aparições na cidade. Nos últimos quatro anos a situação mudou drasticamente. O Portinho começou a ser visitado periodicamente pelos guarás-vermelhos. Com o passar do tempo, o número de novos visitantes foi aumentando. Atualmente, é possível contar mais de dez exemplares da exuberante ave no espaço. O espetáculo fica completo quando levantam voo e pintam o céu de um vermelho vibrante.

Um grupo com mais de dez guarás-vermelhos escolheu o Portinho como novo lar Guarás-vermelhos escolhem Praia Grande como novo lar Guará-vermelho no Portinho de Praia Grande (Pedro Sbravatti/Prefeitura de Praia Grande)

Os guarás-vermelhos podem ser avistados de longe pela cor exuberante da sua plumagem. Quem trafega pela Ponte do Mar Pequeno, sentido São Vicente-Praia Grande, assim que contempla a chegada do Portinho, já percebe os ‘pontinhos’ vermelhos próximos e entre a vegetação do mangue. Normalmente, as aves visitam o local quando a maré está baixa, aproveitando para se alimentar.

“É com alegria que acompanhamos essa vinda dos guarás-vermelhos para Praia Grande. A permanência dessas aves no Portinho mostra que o ecossistema do mangue está saudável e em constante regeneração. É importante que as pessoas se conscientizem e evitem jogar lixo nas praias e no próprio Portinho. Isso afeta a biodiversidade do manguezal e pode até levar à morte esse tipo de animal. Os guarás-vermelhos nos mostram todos os dias que podemos viver em harmonia”, comentou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Praia Grande, Mariane Laurentino.

Leia também: Censo 2022 aponta Praia Grande como a segunda cidade mais populosa da Baixada Santista

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!