ESTUDO

Grupo discute a situação de hidrantes instalados em espaços públicos de PG

Encontro reuniu técnicos da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Consegs

Da redação
Publicado em 26/11/2022, às 10h34 - Atualizado às 11h09

FacebookTwitterWhatsApp
Encontro contou com a participação de representantes da Administração Municipal, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, Thabata Nunes Alonso, Vanessa Pisssolati, Cintia Regina Santa Maria, Carlos Alberto Toledo, Luciano Gomes Souza, Fabio Betini, Eloisa Ojea G - Imagem Ilustrativa
Encontro contou com a participação de representantes da Administração Municipal, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, Thabata Nunes Alonso, Vanessa Pisssolati, Cintia Regina Santa Maria, Carlos Alberto Toledo, Luciano Gomes Souza, Fabio Betini, Eloisa Ojea G - Imagem Ilustrativa

Em mais uma reunião, técnicos da prefeitura de Praia Grande, Corpo de Bombeiros e Consegs (Conselhos Comunitário de Segurança de Praia Grande) discutiram a situação dos hidrantes instalados nos espaços públicos da cidade. O grupo estuda a regulamentação da rede de hidrantes do município e prepara uma minuta de projeto de lei sobre o tema.

Desde a primeira reunião, ocorrida em julho deste ano, o grupo avançou em estudos de legislações em vigor e mapeamento da rede para avaliar a necessidade e os locais apropriados para instalação de novos hidrantes. Além disso, a Sabesp vem realizando serviços de manutenção nos equipamentos do município, de acordo com a necessidade.

Leia também: Integração tarifária de linhas intermunicipais de PG com o VLT começa a valer na segunda (28)

“Destaco que a contribuição de todos os órgãos presentes, cada um em sua especialidade, será fundamental para elaboração de uma minuta de legislação aplicável, coerente e adequada”, disse a secretária de Planejamento Eliana Cristina Jerônimo Ferreira.

A engenheira da Seplan, Thabata Nunes Alonso, apresentou um estudo e a primeira proposta de minuta de lei específica visando a proteção, manutenção e implantação da rede de hidrantes urbanos na cidade. O material foi enviado aos presentes para análise, contribuição e complementação. A legislação servirá para que esses equipamentos sejam protegidos por lei, com regras e punição para quem retirar ou danificar sem justificativa ou reposição. 

Representante do Corpo de Bombeiros, o tenente PM Edberto Oliveira de Melo comentou sobre a ausência de legislação específica nas cidades, lembrando que as existentes geralmente remetem à Instrução Técnica nº 34. “O encontro foi produtivo e avançamos na discussão de uma legislação em Praia Grande. A partir de agora, vamos analisar o cenário, cada órgão na sua competência, e na próxima reunião trazer os pontos de vista de cada um”.

Reunião

Participaram do encontro do último dia 8, representantes da Administração Municipal, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, Thabata Nunes Alonso, Vanessa Pisssolati, Cintia Regina Santa Maria, Carlos Alberto Toledo, Luciano Gomes Souza, Fabio Betini, Eloisa Ojea Gomes 

Tavares; do Corpo de Bombeiros, Edberto Oliveira de Melo; e dos Consegs Norte, Centro e Sul, Gilmar Ribeiro Almeida, Willian Oliveira Roemer e Carlos Affonso Costa, respectivamente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!