ABUSO DE PODER?

GCM obriga jovens a esvaziarem pneus de bicicletas e seguirem a pé após abordagem no litoral

"Falou no ouvido que quebraria o braço dele, iria esquartejar ele, jogar o corpo dele no mar e que minha irmã iria achar ele morto no mar”, disse a tia de um dos jovens abordados pela GCM de Praia Grande

Da redação
Publicado em 29/12/2021, às 11h28 - Atualizado às 16h54

FacebookTwitterWhatsApp
Guardas fizeram a revista pessoal e nada de ilícito foi encontrado Abordagem da GCM na orla da praia de Praia Grande GCM abordando os jovens na orla praia - Reprodução
Guardas fizeram a revista pessoal e nada de ilícito foi encontrado Abordagem da GCM na orla da praia de Praia Grande GCM abordando os jovens na orla praia - Reprodução

Guardas Civis Municipais (GCM) de Praia Grande realizaram, no fim da tarde de segunda-feira (27), uma abordagem a três jovens na orla da praia que gerou indiginação deles e da família.

Durante patrulhamento pela avenida da orla, os agentes abordaram três jovens que estavam voltando de uma partida de futevôlei, de bicicleta. Três guardas fizeram a revista pessoal e nada de ilícito foi encontrado. Apesar disso, segundo a versão dos jovens, os guardas fizeram os três esvaziarem os pneus das bicicletas e seguirem a pé, empurrando os veículos.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/Costa013noticias

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Segundo a tia de um dos adolescentes a família ficou indignada quando ele chegou em casa contando os absurdos ditos pelos guardas. “Falou no ouvido que quebraria o braço dele, iria esquartejar ele, jogar o corpo dele no mar e que minha irmã iria achar ele morto no mar”, contou a tia do jovem.  

"Em todo o momento apenas um policial falou comigo e meus amigos, ele chamou nós de macacos, lixos, neguinhos, alegou que estávamos roubando no calçadão e disse que se visse eu ou meus amigos na rua de noite iria quebrar nossos braços e pernas", contou o adolescente.

O jovem ainda completou: "Foram muitas palavras desnecessárias ditas pelo policial, palavras ofensivas contra eu e meus amigos que estávamos voltando do futevôlei, já fomos muito abordados e nunca ouvimos tantas palavras ofensivas e ameaças".

"Lamentável e revoltante esses tipos de abordagem. Se eu falar tudo que fizeram vocês ficariam indignados, assim como nós ficamos", disse a tia indignada.

Em nota, a Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp) de Praia Grande informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza diversas abordagens para averiguar situações suspeitas, inclusive realizando pesquisa junto à Justiça. Caso nada de ilícito seja verificado ou não se trate de procurados da Justiça, os envolvidos são liberados.

O comando da GCM destacou que a situação mencionada não se trata de um procedimento das equipes da corporação. Por fim, observa que a GCM de Praia Grande conta com Corregedoria Interna e que eventuais irregularidades a respeito da conduta de seus integrantes são devidamente apuradas.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!