GAVIÃO-POMBO-PEQUENO

Gavião ameaçado de extinção é resgatado em Praia Grande

Ave foi encontrada debilitada por moradora do bairro Vila Sônia

Da redação
Publicado em 22/07/2022, às 11h03 - Atualizado às 13h54

FacebookTwitterWhatsApp
Ave foi encontrada bastante debilitada pela Guarda Ambiental do município Gavião ameaçado de extinção é resgatado em Praia Grande Gavião resgatado em Praia Grande - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Ave foi encontrada bastante debilitada pela Guarda Ambiental do município Gavião ameaçado de extinção é resgatado em Praia Grande Gavião resgatado em Praia Grande - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Um gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus), espécie  ameaçada de extinção, foi resgatado na terça-feira (19) pela Guarda Ambiental de Praia Grande, integrante da Guarda Civil Municipal (GCM). A ave foi encontrada por uma moradora do bairro Vila Sônia. 

O acionamento do grupamento ocorreu após a moradora ter encontrado o gavião dentro de um canal da cidade. Ela conseguiu resgatá-lo, levou para casa e o medicou por conta própria.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Marques, ao encontrarem o animal, os guardas constataram que estava bastante debilitado. “Encaminhamos para a Aiuká, que é parceira da GCM na reabilitação de animais. Ressaltamos que, ao encontrar um animal assim, o ideal é não mexer, até para não assustar ainda mais o animal, mas sim acionar imediatamente a Guarda Ambiental pelos números 199 ou 153”.

Na Aiuká, o gavião recebeu atendimento e na quarta-feira (20) já começava a reagir positivamente. 

O veterinário André Justo explicou que, aparentemente, o animal apresentava um quadro de intoxicação medicamentosa, provavelmente por ter sido aplicado algum remédio sem orientação veterinária. “É uma espécie ameaçada de extinção, típica aqui da região. Por ser um animal silvestre, reforçamos que medicar ou tentar cuidar por conta própria não é indicado. Além do risco de piorar o quadro do animal, muitas vezes ele pode reagir e ferir a pessoa”.

Atuações 

A Guarda Ambiental de Praia Grande atua há 13 anos na cidade no trabalho de preservação do Meio Ambiente. Além das ações voltadas ao resgate de animais silvestres, o grupamento também tem desenvolvido um trabalho marcante em áreas de preservação de Praia Grande, inclusive fazendo parte da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Já a Aiuká é uma empresa brasileira com experiência nacional e internacional no planejamento, no resgate e na reabilitação de fauna afetada por vazamentos de petróleo para que retorne ao seu ambiente natural em segurança. Fundada em 2010 em Praia Grande, a empresa mantém parceria com a GCM desde 2015 com o objetivo de reabilitar os animais marinhos resgatados pelo grupamento ambiental.

Leia também: Imagem de caranguejo “dentuço” faz sucesso entre internautas

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!