Trabalhos ocorrerão com apoio da Polícia Militar em pontos estratégicos
Ações de fiscalização com foco na perturbação do sossego serão realizadas durante o feriado em comemoração à Proclamação da República, que acontece na próxima terça-feira (15). Por ser um feriado prolongado, com ponto facultativo em Praia Grande na segunda-feira (14) e em outras cidades do Estado, há a expectativa de aumento de movimento na Cidade e o objetivo é garantir mais tranquilidade a moradores e turistas.
➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree
O trabalho será realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) e secretarias municipais, com apoio da Polícia Militar, principalmente em três ações distintas.
A exemplo do que ocorreu nos feriados ao longo do ano, um dos principais focos das forças-tarefas é evitar a perturbação de sossego e eventuais delitos como furtos e roubos. Além disso, equipes da GCM também atuarão na Operação Hermes, realizada pela Secretaria de Transportes (Setransp) para coibir a entrada de transportes clandestinos na Cidade. A fiscalização de comércio ambulante em locais proibidos, ligada à Secretaria de Urbanismo (Seurb), também está entre as ações.
De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, o trabalho conjunto entre GCM, secretarias municipais e Polícia Militar é fundamental. “Os trabalhos se dão principalmente nessas três frentes, buscando oferecer tranquilidade a quem está na Cidade e diminuir os índices de criminalidade. A experiência nos mostra que essa integração funciona muito bem em Praia Grande”.
A Cidade ainda conta com um importante recurso para reforçar a segurança: mais de 3 mil câmeras dotadas de modernos softwares, como o de reconhecimento de caracteres e de rostos, instaladas em pontos estratégicos, dando suporte às ações da GCM e da PM, por meio, principalmente, do patrulhamento virtual.
A central de monitoramento de Praia Grande, o Cicoe, foi inaugurada em 2002 e em 2015 passou por uma significativa reforma e ampliação, contando com mais condições de receber modernos softwares e se tornando a referência que é hoje.
O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição.
Comentários