MANIFESTAÇÕES PÓS-ELEIÇÕES

Em meio à chuva e vento, manifestantes pró-Bolsonaro realizam protesto em Praia Grande

Grupo apoiador do presidente da república derrotado nas urnas não aceita o resultado das Eleições 2022 e protesta contra Lula; manifestações seguem por todo o país

Lenildo Silva
Publicado em 01/11/2022, às 13h03 - Atualizado às 14h46

FacebookTwitterWhatsApp
Grupo apoiador do presidente da república derrotado nas urnas não aceita o resultado das Eleições 2022 e protesta contra Lula Protesto em Praia Grande - Reprodução FaceBook
Grupo apoiador do presidente da república derrotado nas urnas não aceita o resultado das Eleições 2022 e protesta contra Lula Protesto em Praia Grande - Reprodução FaceBook

Um grupo de manifestantes favoráveis ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), protestaram na tarde desta terça-feira (1°) contra o resultado das eleições presidenciais vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (30).

Em meio a gritos de ódio contra o presidente eleito, os manifestantes se reuniram nesta manhã em frente ao Forte Itaipu, local onde o candidato derrotado costuma ficar durante sua estadia na Baixada Santista.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

De forma pacífica, o grupo pede à população que vá às ruas para se  manifestar a favor de Bolsonaro e contra as apurações das urnas. Segundo alguns eleitores, Bolsonaro é o candidato mais votado, pois teria havido fraude eleitoral, mas a suprema corte brasileira já desmentiu este boato.

Os apoiadores de Bolsonaro vestiam blusas com as cores da bandeira nacional e assopravam vuvuzelas. Na manifestação, foi possível escutar ataques ao presidente eleito Lula, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às urnas eletrônicas e citações ao artigo 142 da Constituição de 1988 que, apesar das interpretações equivocadas, não autoriza intervenção militar.

Em nota enviada ao Portal Costa Norte, a prefeitura de Praia Grande confirmou que o grupo realiza a manifestação de forma pacífica e que não há interdição de vias. Segundo a administração municipal, viaturas estão em patrulhamento pelo local para prestar apoio, caso necessário.

Protestos pelo país

Intenção do movimento é apenas retirar os materiais que bloqueiam as estradas e não entrar em confronto com os manifestantes Movimento dos Sem Teto promete enviar integrantes para desbloquear estradas Manifestante empurra pneu em direção à barricada de fog (Reprodução/Felicciano/Metrópoles)

Desde a derrota do candidato Jair Bolsonaro para Lula no segundo turno das eleições, uma minoria de caminhoneiros apoiadores do chefe do Executivo fecharam diversas estradas em todo o país. Embora sejam minoria, os manifestantes estão bloqueando pontos estratégicos para impedir a passagem de veículos.

Centenas de pessoas já foram prejudicadas com as manifestações, dezenas de voos foram cancelados, materiais perecíveis para criação de vacinas não conseguiram chegar a tempo no Instituto Butantã, houve uma morte por atropelamento e intervenção militar para conter os protestantes.

Novo protesto está marcado, segundo o áudio, para às 18h de hoje, no bairro Guaecá, perto da base da Polícia Rodoviária Áudio vazado promete manifestação em São Sebastião hoje às 18h na SP-55 bandeira do brasil (Foto: Freepik)

Na manhã desta terça-feira (1º), o governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, determinou às forças de segurança do estado que atuem para o imediato desbloqueio das rodovias. Em caso de não cooperação, será aplicada multa de R$ 100 mil.

“São Paulo respeita a democracia, o estado democrático de direito e não vai ser manifestação ou baderna que vai fazer com que a sociedade não reconheça os resultados das urnas. Aos vencedores, o mandato, e aos perdedores, o reconhecimento da derrota. É isso que determina a nossa Constituição e é isso que São Paulo vai preservar”, disse o governador.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!