PARTO DE EMERGÊNCIA

Em ato heroico equipe do Samu realiza parto de emergência em Praia Grande

“Pela avaliação inicial já percebi que a criança estava já no canal vaginal, então fizemos o parto ali mesmo”, afirmou socorrista

Da redação
Publicado em 30/09/2021, às 09h00 - Atualizado às 09h28

FacebookTwitterWhatsApp
Equipe ajudou a realizar o parto de uma linda menina na quarta-feira (29) Em ato heroico equipe do Samu realiza parto de emergência em Praia Grande Equipe de socorristas posando para a foto em frente à ambulância do Samu - Arquivo pessoal
Equipe ajudou a realizar o parto de uma linda menina na quarta-feira (29) Em ato heroico equipe do Samu realiza parto de emergência em Praia Grande Equipe de socorristas posando para a foto em frente à ambulância do Samu - Arquivo pessoal

Um chamado, na manhã de quarta-feira (29), levou a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao bairro Ribeirópolis, em Praia Grande (SP), para atender a ocorrência de uma grávida, possivelmente, entrando em trabalho de parto.

*Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorte no Telegram!

O técnico de enfermagem Jonathan Rabelo logo percebeu que não daria tempo de chegar ao hospital. “Pela avaliação inicial já percebi que a criança estava já no canal vaginal, então fizemos o parto ali mesmo, dentro da ambulância em frente à residência da paciente”. Em menos de 10 minutos, a mãe já estava com uma linda e saudável menina em seus braços. “A família ficou muito agradecida e nós ficamos muito felizes”, destacou Rabelo.

Ele conta ainda que já passou por situações parecidas, porém ajudar a trazer uma nova vida ao mundo é sempre emocionante.

“A gente está mais acostumado com situações ruins, pessoas em situações delicadas, de muito sofrimento. Quando nos deparamos com um caso desse, que é uma vida nascendo, motivo de alegria e felicidade para todos, a gente se emociona. Quem trabalha com enfermagem tem que ter uma humanização muito grande, tem que gostar de trabalhar com ser humano”, disse o técnico.

Jonathan contou com a ajuda do auxiliar de enfermagem Rafael Ferraz que, inclusive, estava em seu primeiro dia de trabalho no Samu. “Foi um momento muito bom, tive que manter a calma e seguir as instruções do meu colega Jonathan.

Eu já participei de outros partos, mas sempre dentro do ambiente hospitalar, com todos os aparatos necessários, dessa vez foi diferente e muito emocionante. Estou muito agradecido de participar de um momento como esse e ter toda a orientação do meu colega nesse primeiro dia de trabalho”.

Na sequência uma ambulância de Suporte Avançado foi enviada ao local para levar mãe e bebê até a maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce, onde foram prontamente atendidas e passam bem. Também participou da ocorrência, o condutor da USB 26, Ronaldo José Amâncio.

Já na USA (unidade de Suporte Avançado) que conduziu mãe e filha à maternidade, estavam a médica Cristiane Gonçalves, a enfermeira Adriana Oliveira Carvalho e o condutor Adriano Celso Carvalho.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!