Técnicos da Defesa Civil identificaram um colapso estrutural no subsolo do residencial; há risco de queda, afirma o capitão do Corpo de Bombeiros
Um edifício residencial, com 133 apartamentos, na Praia Grande, litoral de São Paulo, foi evacuado às pressas, na tarde desta terça-feira (13), após técnicos da Defesa Civil identificarem um colapso estrutural em três colunas da edificação. O problema foi constatado no subsolo e não há registro de feridos.
O prédio, com 23 andares, dos quais 19 destinados às unidades habitacionais, está localizado no bairro Aviação. Imagens publicadas nas redes sociais mostram a estrutura inclinada para frente, em direção à avenida Jorge Hagge.
O Corpo de Bombeiros auxiliou na evacuação dos moradores e na retirada dos carros do estacionamento. As caixas d’água também foram esvaziadas para aliviar o peso sobre a estrutura. Um prédio vizinho também foi desocupado de maneira preventiva. A Defesa Civil ainda investiga a causa do colapso nas colunas e acompanha a ocorrência.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Thiago Duarte, afirmou que há risco de queda. "Foram constatadas três colunas rompidas e a primeira preocupação era retirar os moradores. Agora está sendo feito o trabalho de escoramento, para que os esforços das demais colunas [que não sofreram danos] sejam divididos", explicou ele.
Duarte acrescentou que, até o momento, não é possível apontar a causa dos danos estruturais. Ele ressaltou que também não é possível apontar uma data de retorno dos moradores aos apartamentos. Desde às 15h, a estrutura do prédio é vistoriada por equipes da prefeitura, Defesa Civil e dos bombeiros.
O prédio foi entregue aos moradores em 2011 e fica na avenida Jorge Hagge, no bairro Aviação, a uma quadra da praia. Em nota, a prefeitura de Praia Grande informou que o edifício conta com "toda a documentação pertinente em dia" junto à administração municipal.
Edifício com 133 aptos é evacuado às pressas após colapso em Praia Grande
— Portal Costa Norte (@costanortenews) February 13, 2024
📹: reprodução Praia Grande mil Grau pic.twitter.com/VNcYFajk67