Animal estava em um terreno baldio do bairro Sítio do Campo e foi solto às margens do rio Piaçabuçu
Uma capivara foi resgatada por agentes da Guarda Ambiental de Praia Grande na tarde de terça-feira (16). O animal estava em um terreno baldio localizado no bairro Sítio do Campo.
A capivara não apresentava ferimentos e foi solta às margens do rio Piaçabuçu, após avaliação veterinária. A Guarda Ambiental foi acionada por moradores do bairro, que relataram que o animal vinha sendo avistado já há alguns dias em um terreno baldio.
NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte
A equipe da Guarda Ambiental chegou ao local e, em meio à vegetação, localizou o animal, realizando sua captura com o uso de uma rede própria para a ação.
Segundo o relato dos guardas, a capivara estava bastante agitada e foi acondicionada em uma caixa transportadora, sendo levada até a Aiuká, empresa de consultoria ambiental parceira do setor nos resgates de fauna. Um médico veterinário examinou o animal e constatou que ele não apresentava ferimentos ou problemas de saúde e que estava apto à soltura.
De acordo com o inspetor-chefe do grupamento, Fábio Barbatano Marques, a capivara é jovem e pode ter se perdido do bando, procurando abrigo no terreno baldio. Em seguida, as equipes da Guarda Ambiental levaram a capivara até as margens do rio Piaçabuçu, que é área de incidência da espécie, onde ela foi solta.
𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial
O inspetor ressaltou que as pessoas não devem nunca tentar capturar ou manusear animais silvestres que eventualmente encontrem. “O ideal é que acionem o mais rápido possível a Guarda Ambiental pelo telefone 153. Por estarem assustados, esses animais podem acabar se ferindo e até machucando as pessoas”.
Assista ao momento emocionante da soltura da capivarinha (será que ela conhece a Filó?):
Leia também: Praia Grande abre concurso público nas áreas de saúde e educação com salários de até R$ 19.891
Comentários