"PREGUIÇA RADICAL"

Bicho-preguiça monta em bicicleta e desfere ‘tapas’ em GCMs de Praia Grande

Preguiça desferiu tapas em quem tentava se aproximar ou mexer na bicicleta na qual estava montada em Praia Grande

Da redação
Publicado em 06/02/2023, às 13h39 - Atualizado em 10/02/2023, às 07h11

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução
Reprodução

Um bicho-preguiça montou em uma bicicleta e protagonizou cenas engraçadas na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, neste sábado (4). O animal, ao perceber aproximação de humanos, desferiu ‘tapas’ em direção aos intrusos.

De acordo com informações obtidas, a preguiça decidiu se aventurar por volta das 12h, nas proximidades da Avenida Ayrton Senna, no bairro Xixová. Pessoas que passavam pelo local, ao observar o animal ‘peculiar’ montado em uma bicicleta, acionaram a Guarda Ambiental da cidade.

A Prefeitura de Praia Grande informa por meio de nota que o animal, um macho adulto, estava em perfeito estado de saúde e após ser resgatado foi encaminhado ao habitat sem necessidade de ser encaminhado ao Centro de Triagem.

A soltura da preguiça ‘aventureira’ foi feita no Parque Estadual Xixová-Japuí.

Bicho-preguiça

É uma espécie de mamífero arborícola encontrado na América do Sul. Eles são conhecidos por sua habilidade de escalar árvores e lentidão para se mover, daí o nome. Bichos-preguiça são animais solitários e noturnos, e sua dieta consiste principalmente de folhas, frutas e insetos.

Na Baixada Santistahá grande recorrência destes animais. 

Fisiologia

A fisiologia do bicho preguiça é adaptada para a vida arborícola. Eles possuem garras curvas e fortes que lhes permitem escalar com facilidade, e suas patas traseiras são mais longas que as dianteiras, o que lhes permite alcançar ramos mais distantes.

Além disso, eles têm uma cauda longa e preênsil que é usada como um contrapeso para equilibrar o corpo durante a escalada.

O bicho preguiça também possui músculos fortes e flexíveis nas costas e no pescoço, o que lhe permite se enrolar em posição fetal para dormir e se proteger de predadores. Outras adaptações incluem a capacidade de se mover lenta e silenciosamente, o que os ajuda a evitar a atenção de predadores. São capazes de digerir folhas duras e de baixa nutrição, que são a base de sua dieta.

Parque Estadual Xixová-Japuí

O Parque Estadual Xixová-Japuí é uma área de conservação ambiental localizada no litoral sul do estado de São Paulo, Brasil. É uma área de proteção à biodiversidade, com uma grande variedade de habitats naturais, como restingas, manguezais, florestas pluviais e praias.

O parque é importante para a preservação de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como a jaguatirica, o gato-do-mato-pequeno, o tamanduá-bandeira, entre outros. Além disso, o parque oferece atividades como caminhadas, trilhas, pesca, mergulho e birdwatching, tornando-se um destino popular para turistas e amantes da natureza. O Parque Estadual Xixová-Japuí é administrado pelo governo do estado de São Paulo e está sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente.

Confira outro caso semelhante: Bicho-preguiça é encontrado em ponto de ônibus de Santos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!