Praia Grande lança o programa ‘Educação do Futuro’

Costa Norte
Publicado em 04/03/2011, às 13h20 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h09

FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Praia Grande Roberto Francisco (PSDB) e a secretária da Educação, Maura Lígia Costa Russo, lançaram na noite desta quinta-feira (03), o programa ‘Educação do Futuro’. A iniciativa engloba um conjunto de ações inovadoras que prometem facilitar e melhorar a vida dos alunos, professores, pais, funcionários e equipe escolar, por meio de alta tecnologia. A iniciativa inclui projetos inéditos de gerenciamento de informações, além de ações de inclusão digital e recursos pedagógicos virtuais, resultando numa integração digital inédita no meio educacional público.

Gestão On Line Um dos destaques é o projeto Gestão On Line, que permite a integração e disponibilização on line, e em tempo real, de todas as informações referentes à vida escolar do aluno, por meio de um programa inovador de gerenciamento educacional aliado a equipamentos de última geração. A ação deve otimizar o trabalho dos vários setores da Educação, resultando em menos burocracia e mais rapidez no atendimento público, além de várias facilidades para estudantes, professores, funcionários da Educação. “O prontuário de cada estudante, que sempre existiu no papel, passa a ser virtual, podendo ser acessado a qualquer momento, tanto pelos vários setores da Educação e escolas, como pelos pais, que poderão consultar notas, faltas e outras informações”, afirma a secretária da Educação.

Equipamento O principal equipamento utilizado nesse processo é uma impressora de alta tecnologia que agrega diversas funções. “Além de imprimir, ela permite a cópia e a digitalização de documentos e fotos, gera arquivos com as informações digitalizadas e transmite esses dados automaticamente para a rede, diretamente para o prontuário do aluno”, explica o subsecretário de Gestão Administrativa da Educação, Roberto Andrade, conhecido como Betinho. Todas as escolas municipais receberão o equipamento nos próximos meses, conforme a prefeitura.

Frequência Digital Outra iniciativa é o programa Frequência Digital, que registra a presença do estudante na escola por meio de um aparelho eletrônico instalado em sala de aula. Basta que o aluno toque com seu dedo indicador no equipamento para que sua presença seja registrada no sistema. A informação fica disponível em tempo real para vários setores da Educação. O programa começou a funcionar em 2010, de forma experimental, e em 2011, será espalhado por todas as escolas. A iniciativa também facilita o trabalho da equipe responsável pelo programa Bolsa-Família, que se baseia na freqüência dos alunos para manter o benefício federal.

Click-educação O Educação do Futuro também prevê a remodelação e modernização de todos os laboratórios de informática das escolas de Ensino Fundamental, projeto denominado Click-educação. Os laboratórios receberão computadores mais modernos, nova iluminação e persianas, mobiliário ergonômico para garantir mais conforto aos alunos e um novo piso que vai embutir toda a fiação dos equipamentos, evitando aquele grande volume de fios no laboratório.

Lousas digitais Outra grande novidade será a instalação de lousas digitais em todos os laboratórios. “Essa ferramenta permite ao professor exibir slides, vídeos e outros recursos na lousa, além de gravar toda a aula. As lições e explanações gravadas ainda podem ser enviadas, por arquivo, aos alunos, para estudarem em casa”, explica o chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital, Marcos Pastorello. “É mais um recurso para o professor tornar sua aula ainda mais atrativa”.

Jogos Virtuais Os professores contam com mais um recurso para tornar o ensino mais atraente e dinâmico, principalmente para alunos em fase de alfabetização. É o projeto Reforçando, que consiste na criação de jogos virtuais pedagógicos para serem utilizados durante as aulas ocorridas nos laboratórios de informática.

Infopai Também integrado, o projeto Infopai oferece aos pais de alunos e comunidade, em geral, a chance de aprender informática gratuitamente. Os alunos do Infopai aprendem a utilizar a internet e programas para fazer textos, planilhas, slides, tratamento de fotos, entre outras ferramentas. As aulas são realizadas nos mesmos laboratórios de informática utilizados pelos alunos, porém ocorrem no período noturno, quando ficariam desocupados. Atualmente, o InfoPai ocorre em 13 escolas municipais, oferecendo cerca de 600 vagas por semestre. O curso tem a duração de quatro meses e é dividido em dois módulos. As aulas ocorrem duas vezes por semana. Desde que foi lançado, em 2003, o InfoPai já formou mais de 4,5 mil pessoas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!