*Foto: Silas Azocar/PMI
Foi inaugurado, na sexta-feira, 24, o píer do Cabaraú, na região sul do município. A estrutura recebeu o nome Antonio Baltazar de Lorena, em homenagem ao caiçara que, durante toda a sua vida, dedicou-se à pesca. O investimento na obra foi de cerca de R$ 300 mil, e o píer é utilizado para a pesca esportiva e turismo náutico. Segundo o prefeito Antônio Colucci, “o investimento é de grande importância para o turismo náutico e principalmente para os pescadores da região sul”.
Até 2009, o município contava com três píeres para atracação de embarcações (Perequê, Vila e dos Pescadores). Na Vila, o píer é o ponto de desembarque dos passageiros que chegam em navios de cruzeiro. Desde então, foram construídos novos píeres na Praia Grande e Portinho, no sul da ilha; no Engenho D’Água (em frente ao futuro centro de convenções e teatro); além dos píeres do Cabaraú e Ponta Azeda (norte da ilha).
Homenagem
Antonio Baltazar de Lorena, conhecido como Seu Baltazar, nasceu em 11 de janeiro de 1911 e faleceu em maio de 2006, aos 95 anos. Ele teve 10 filhos. Dedicou toda a sua vida à pesca. Em 1939 foi chamado para a Segunda Guerra Mundial, mas foi afastado e, posteriormente, aposentado. Para manter sua família, continuou a fazer o que mais sabia: pescar. No local onde se encontra o píer do Cabaraú, Seu Baltazar possuía um rancho, com canoas e apetrechos de pesca, na área conhecida como “Barrinha”.
Comentários