HISTÓRIA

Peruíbe: Ruínas do Abarebebê reabrem para visitação

Local foi uma das primeiras igrejas construídas no Brasil e índios tupis foram catequizados por lá

Da redação
Publicado em 21/12/2022, às 14h17 - Atualizado em 06/02/2023, às 11h59

FacebookTwitterWhatsApp
Local é patrimônio histórico nacional e paulista Peruíbe: Ruínas do Abarebebê reabrem para visitação Ruínas do Abarebebê, em Peruíbe - Prefeitura de Peruíbe
Local é patrimônio histórico nacional e paulista Peruíbe: Ruínas do Abarebebê reabrem para visitação Ruínas do Abarebebê, em Peruíbe - Prefeitura de Peruíbe

Após um período fechadas por conta da pandemia de Covid-19 e também para manutenções, a prefeitura de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, informou que as Ruínas do Abarebebê foram reabertas para visitantes.

O ponto turístico é identificado como uma das primeiras igrejas construídas no Brasil. Foi erguida na segunda metade do século XVI a fim de catequizar os índios tupis que viviam na região. É patrimônio histórico paulista e nacional, tombado pelo CONDEPHAAT (1984) e pelo IPHAN.

Ali se estabeleceu também o segundo colégio de meninos do Brasil e no seu entorno formou-se o único aldeamento do litoral de São Paulo: o Aldeamento de São João Batista.

Ruínas foram tombadas pelo IPHAN e CONDEPHAAT em 1984 Peruíbe: Ruínas do Abarebebê reabrem para visitação Ruínas do Abarebebê, em Peruíbe (Prefeitura de Peruíbe)

Os interessados podem visitá-la de quinta-feira a domingo, das 9h às 16h, com visita monitorada por um guia de turismo cadastrado no município.

O que significa abarebebê?

O nome das ruínas significa “padre voador” em tupi. O nome foi dado em homenagem a um padre da época chamado Leonardo Nunes, já que ele dava a impressão aos indígenas de estar em diversos lugares ao mesmo tempo.

Leia também: Peruíbe: praias e natureza exuberante esperam por você no litoral sul de São Paulo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!