FASE VERMELHA

Peruíbe e toda a Baixada Santista são reclassificados para a fase vermelha do Plano SP

O novo rebaixamento foi anunciado pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira em coletiva no Palácio dos Bandeirantes

Da redação
Publicado em 03/03/2021, às 16h43 - Atualizado às 16h45

FacebookTwitterWhatsApp
Governador de SP, João Doria - Reprodução/Internet
Governador de SP, João Doria - Reprodução/Internet

O Governo do Estado de São Paulo vai retroceder todos os municípios do estado para a fase vermelha do Plano São Paulo. A decisão ocorreu nesta quarta-feira (03). A Baixada Santista também retrocederá para a fase vermelha, a fim de barrar o avanço da covid-19.

O novo rebaixamento foi anunciado pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. “O Brasil está à beira de um colapso [e] exige medidas urgentes e coletivas”, alertou o governador.

O recuo dura no mínimo, até 19 de março, quando haverá uma nova reclassificação do Plano São Paulo.

De acordo com o Departamento Municipal de Fiscalização de Posturas, da Prefeitura de Peruíbe, a cidade seguirá a determinação do Estado e manterá fiscalização rigorosa.

Entretanto, segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social, mais detalhes serão definidos após a reunião entre os prefeitos do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) programada para hoje. Também há uma reunião agendada para a manhã desta quinta-feira (4) entre o prefeito Luiz Mauricio e representantes de órgãos de segurança, fiscalização e saúde de Peruíbe.

A reclassificação do estado ocorre como tentativa de barrar o avanço da pandemia no país, após São Paulo chegar aos números mais altos de mortos por covid-19 e de internados com a doença desde o início da pandemia. Na última semana, o vírus atingiu números de infecção recordes no estado de São Paulo e aumentou 11% no país, na contramão do mundo, em que caiu 6%.   

Fase Vermelha:

A fase vermelha é a mais restritiva do plano São Paulo. Nela, só são autorizados os serviços essenciais como padarias, farmácias, mercados e, agora, igrejas e escolas, que foram incluídas no rol de serviços essenciais por meio de decretos estaduais.

Da mesma forma, bares, restaurantes, shopping centers e comércios, considerados não essenciais, são proibidos de funcionar na fase vermelha.

Além da reclassificação, o governo estadual antecipou para as 20h o início do ‘’toque de restrição’’, na nomenclatura do governo. A medida busca coibir festas e aglomerações noturnas no horário em que elas mais tem ocorrido. Antes o toque de restrição se iniciava às 23h e ia até as 5h. Agora, ele se inicia às 20h e continua perdurando até as 5h.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!