DE VOLTA PARA MINHA TERRA

Milhares de caranguejos-ucá são resgatados por moradores de Peruíbe

Animais foram parar na praia após enxurrada e estavam sendo caçados pela população, mas foram devolvidos ao manguezal

Da redação
Publicado em 17/01/2022, às 10h57 - Atualizado às 12h42

FacebookTwitterWhatsApp
Habitat natural destes caranguejos é o manguezal, porém, eles foram levados à praia pelas águas das chuvas Milhares de caranguejos-ucá são resgatados por moradores de Peruíbe e devolvidos ao manguezal Vários caranguejos dentro de uma caixa - Reprodução Facebook
Habitat natural destes caranguejos é o manguezal, porém, eles foram levados à praia pelas águas das chuvas Milhares de caranguejos-ucá são resgatados por moradores de Peruíbe e devolvidos ao manguezal Vários caranguejos dentro de uma caixa - Reprodução Facebook

Moradores de Peruíbe resgataram milhares de caranguejos-uçá. Ação foi gravada por alguns dos munícipes que participaram do salvamento dos animais. O resgate aconteceu nos últimos dias, após o período de chuvas.

O habitat natural destes caranguejos é o manguezal, porém, eles foram levados à praia pelas águas das chuvas. “Hoje conseguimos resgatar mais uma leva de caranguejos do mangue, que foram arrastados pela enxurrada, indo parar na praia, onde a morte é certa. Notamos grande quantidade de fêmeas ovadas, que produzem de 300 a 700 mil ovos. A perda seria imensa. Infelizmente, faltam braços para essa tarefa”, esclareceu Pedro Behne, morador de Peruíbe.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNlitoralconectado2

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Outro morador que participou do resgate foi Marcelo Matsunaga, que deu um bom exemplo para a filha, Mariana Matsunaga, ensinando como proteger os animas e a natureza. “Muitas pessoas por ignorância estavam matando os bichinhos. Vamos ensinar coisas diferentes para nova geração”, enfatizou.

Caranguejo-uçá

O caranguejo-uçá é um crustáceo encontrado ao longo de toda a costa brasileira. Ele se alimenta basicamente de folhas do mangue. O crescimento é caracterizado pela muda da carapaça. A reprodução é sexuada e ocorre em períodos de luas nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a espécie tem um papel fundamental para reciclagem do manguezal, transformando as folhas em material que fornece nutrientes para outros organismos da cadeia alimentar.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte

➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!