Na primeira quinzena de janeiro, a cidade sofreu com intensas chuvas, que resultaram em alagamentos e centenas de desabrigados
Os trabalhadores de Peruíbe, no litoral paulista, podem solicitar o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), liberado pela prefeitura devido às chuvas intensas que caíram na cidade, na primeira quinzena de janeiro deste ano. O pedido deve ser feito à Caixa, por meio do aplicativo FGTS, pelo smartphone, sem necessidade de ir a uma agência.
Conforme endereços identificados pela Defesa Civil de Peruíbe, os moradores do município podem realizar o saque até 17 de abril. Para isso, é necessário ter saldo na conta do FGTS e não ter saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00, por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.
Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.
Para os trabalhadores que têm direito ao saque por calamidade, basta seguir os seguintes passos: baixar o app FGTS e inserir as informações de cadastro; selecionar a opção 'Solicitar seu saque 100% digital' ou, no menu inferior 'Saques', selecionar 'Solicitar saque'; clicar em 'Calamidade pública' — informar o nome do município e selecionar na lista. Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência; encaminhar foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade; e selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.
O município de Peruíbe, no litoral paulista, registrou mais de 460 desabrigados na primeira quinzena de janeiro, devido às enchentes. A prefeitura chegou a decretar situação de emergência, e a Defesa Civil estimou que, aproximadamente, mil pessoas foram afetadas; os bairros mais atingidos foram Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.