MEIO AMBIENTE

Duas corais verdadeiras são encontradas no mesmo dia em área urbana de Peruíbe (SP)

Uma das cobras estava em residência, outra foi encontrada em calçada após rastejar por estabelecimento comercial. Cobra é conhecida pelo veneno mortífero

Da redação
Publicado em 22/03/2022, às 11h54 - Atualizado às 13h19

FacebookTwitterWhatsApp
Veneno tóxico”, diz biólogo Duas corais verdadeiras são encontradas no mesmo dia em área urbana de Peruíbe (SP): “Veneno tóxico”, diz biólogo Cobra coral - Imagem: Reprodução / Thiago Malpighi / Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Peruíbe
Veneno tóxico”, diz biólogo Duas corais verdadeiras são encontradas no mesmo dia em área urbana de Peruíbe (SP): “Veneno tóxico”, diz biólogo Cobra coral - Imagem: Reprodução / Thiago Malpighi / Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Peruíbe

Órgãos ambientais de Peruíbe, no litoral de São Paulo, encontraram duas corais verdadeiras em um intervalo de algumas horas nesta segunda (21) em áreas urbanas da cidade. “Foram dois indivíduos juvenis de Micrurus corallinus”, afirmou o biólogo Thiago Malpighi, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da cidade, em entrevista ao Portal Costa Norte nesta terça.

Uma das cobras foi encontrada em uma residência no bairro Recreio Santista, a outra foi encontrada na calçada da Av. Luciano de Bona, relatou o biólogo. Segundo informações, antes de chegar à calçada, a cobra havia se arrastado por um estabelecimento comercial.

O também biólogo, divulgador científico e especialista em herpetologia (anfíbios e répteis), Charles Henrique Abrahão, analisou a imagem de uma das cobras e confirmou que se trata de uma coral verdadeira.  

Segundo ele, apesar do veneno potente e da coloração que inspira temor, as corais verdadeiras têm um temperamento e anatomia que minimizam as chances de acidentes, mas, mesmo assim, requerem cuidado.  

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲 

“As corais possuem um veneno extremamente tóxico, extremamente potente, mas na verdade elas são cobras dóceis. A coral tem uma dificuldade até em morder, é muito raro que alguém se acidente com coral. Então, assim, é difícil haver acidentes com cobra coral verdadeira. Mas o risco existe. Geralmente a pessoa que manipula a cobra é que vai sofrer acidente. Mas, o nome já diz, acidentes acontecem”, explica o divulgador científico que mantém um dos maiores canais no Youtube dedicado às cobras.

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

Em pouco mais de seis meses, está é a 24º serpente encontrada em Peruíbe, informa uma nota técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da cidade, elaborada por Malpighi. “Destas, 07 espécies [eram] peçonhentas, de interesse em saúde pública”, diz o documento.

O relatório do órgão endossa o parecer do herpetologista Charles Abrahão a respeito da raridade dos acidentes envolvendo cobras corais verdadeiras. “O gênero Micrurus [coral verdadeira], apesar de conhecido pela neurotoxicidade, está envolvido em menos que 1% dos acidentes ofídicos notificados no Brasil”.  

Em caso de encontro com cobras em áreas urbanas, explica o divulgador científico, deve-se manter a distância e acionar quem possa preservar tanto a integridade física das pessoas quanto do animal. “A primeira coisa é chamar um [órgão ambiental] responsável. Sendo na área urbana, a melhor coisa é ligar para os bombeiros, guarda ambiental ou outro órgão parecido”, conclui.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!