''INCOMUM''

Cobra-de-duas-cabeças é encontrada em quintal de Peruíbe

Centro de Triagem de Animais Silvestres da cidade devolveu animal à natureza e disse que atendimentos relacionados à espécie são incomuns na área. Apesar do nome popular, animal não é cobra nem tem duas cabeças, explica Biólogo das Cobras

Da redação
Publicado em 04/07/2023, às 10h02 - Atualizado às 11h07

FacebookTwitterWhatsApp
Réptil foi devolvido à natureza Cobra-de-duas-cabeças é encontrada em quintal de Peruíbe Cobra-de-duas cabeças em área de vegetação - Imagem: Divulgação / Instituto Ambiecco
Réptil foi devolvido à natureza Cobra-de-duas-cabeças é encontrada em quintal de Peruíbe Cobra-de-duas cabeças em área de vegetação - Imagem: Divulgação / Instituto Ambiecco

Uma cobra-de-duas-cabeças foi encontrada por moradores de Peruíbe, litoral de SP, informou o Instituto Ambiecco que colabora com o resgate de animais silvestres na cidade. O animal, explicou o Instituto no domingo (2), foi encontrado no quintal de uma residência no bairro Jardim Ribamar, a cerca de 3 km da região central da cidade.

“Recebemos no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) um animal incomum em nossos atendimentos, um anfisbenídeo conhecido popularmente como cobra-de-duas cabeças (Leposternon sp)”, informou o Instituto Ambiecco nas redes sociais.

Apesar do nome popular, a cobra-de-duas-cabeças não é classificada biologicamente como serpente, explica o biólogo e divulgador científico Henrique Charles Abrahão, o Biólogo das Cobras.

“É uma anfisbena. Na verdade, não é cobra nem lagarto, é um réptil aparentado aos lagartos. É um animal não peçonhento, não existe a menor preocupação disso aí. E, apesar de ser chamado de cobra-de-duas-cabeças, ele não tem duas cabeças, é só a cauda que é mais gordinha”, explicou o especialista em serpentes.  

O Instituto Ambiecco acrescentou que o animal foi levado para avaliação e não foram constatados ferimentos ou lesões. “Realizamos a soltura imediata em área de vegetação protegida, onde eles normalmente habitam”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!