EFEITOS DA RESSACA

Bolas de areia intrigam moradores em praia de Peruíbe

Situação ocorre esporadicamente na cidade. Secretário de Meio Ambiente esclareceu fenômeno natural

Da redação
Publicado em 06/02/2021, às 09h54 - Atualizado em 08/02/2021, às 10h10

FacebookTwitterWhatsApp
Bolas de areia intrigam moradores em praia de Peruíbe - Reprodução/Vinícius Silva Gonçalves
Bolas de areia intrigam moradores em praia de Peruíbe - Reprodução/Vinícius Silva Gonçalves

Moradores de Peruíbe encontraram uma cena inusitada ao visitar a praia na madrugada deste sábado, 6. Milhares de bolas de areia se formaram na praia do Centro em frente ao edifício Serra dos Itatins, conhecido como 'prédio redondo'.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteAlerta 📲 Informe-se, denuncie! 🔴

Um internauta publicou imagens do fenômeno no Facebook informando que bolas de areia apareceram em toda a orla. Nos comentários, outros internautas discutiram o que poderia ter ocorrido.

A guia de turismo Yarima Ferreira chegou a dizer que seria uma reação de desassoreamento do Rio Preto, que deságua no mar ao fim da avenida governador Mario Covas Júnior (avenida da praia) próximo ao Mercado de Peixes.

Segundo ela, nos últimos meses apareceu bastante lama na orla da praia. "Não deveria ser normal, mas temos uma extensão de mangue muito grandes e a maré acaba trazendo pra praia, já aconteceu de aparecer muitos caranguejos na orla, por conta disso".

Outros alegam que pode ter sido um efeito da ressaca. Na quinta-feira, 4, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de grandes ondas em alto-mar e ressaca com ondas de até 3 metros na faixa litorânea.

Prefeitura esclarece

A prefeitura de Peruíbe informou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que se trata de lama negra jogada na praia pelo mar e coberta de areia.

LEIA MAIS ➤ Peruíbe chega 3.211 casos casos confirmados

O secretário da pasta, Eduardo Ribas, explica: "Em uma área de 80 metros da praia, mar adentro, existem bolsões de lama. Em ocasiões que o mar fica bravo (revolto), como um efeito liquidificador, essa lama entra em suspensão, e às vezes encosta na praia como uma água preta, barrenta, ou em 'pelotas' que em contato com a areia solta da praia resulta nestas bolas".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!