Parque Ecológico Voturuá reabre as portas, em São Vicente

Costa Norte
Publicado em 01/06/2012, às 18h33 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h42

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A possibilidade de chuva não afastou o público que foi prestigiar a reinauguração do Parque Ecológico Voturuá, em São Vicente, que agora também possui o título de Zoológico Municipal. Durante a cerimônia de reabertura, as autoridades falaram sobre as dificuldades enfrentadas até hoje para que o parque se tornasse modelo de preservação ambiental. Durante muitos anos, o antigo Horto Florestal serviu para o funcionamento de uma pedreira. O 1º passo para a transformação do local ocorreu em abril de 1990, quando entrou em vigor a Lei Orgânica. Com a criação da regra, a pressão política e o movimento popular, as atividades da pedreira no local foram encerradas. O prefeito Tercio Garcia (PSB) relembrou todo o esforço feito durante esses anos. “Ficamos felizes de ter desapropriado todo espaço ocupado pela antiga pedreira e ter tornado o local um parque. Hoje, esse é o maior espaço de preservação em área urbana na região”.

Reforma Para ser nomeado um zoológico, foi necessário muito trabalho, como a implantação da rede de esgoto e a reforma dos recintos, histórico de todos os animais do parque e laudo técnico de aprovação das obras, ou seja, toda uma regularização física exigida pelo Ibama.

Todo equipado Além de um maior conforto para os animais, eles também não precisarão mais sair do parque para tratamentos médicos. Segundo a bióloga e coordenadora de educação ambiental, Carla Cerqueira, o local ganhou equipamentos e melhores condições de trabalho: “O Centro de Zoologia está todo equipado com salas de veterinária, onde será possível a realização de cirurgias, tanto em animais de pequeno porte quanto nos maiores”. O parque conta com 150 animais de 24 espécies.

Opção de lazer Mas não só os animais foram beneficiados com a reforma feita. Toda a região ganha mais uma opção de lazer que incentiva o respeito ao meio ambiente, com a conservação da fauna e da flora. Toda essa preocupação é mais um atrativo para que pessoas de outras cidades visitem o local. O secretário de Estado do Turismo, Márcio França, destacou que todas as melhorias só foram possíveis com as diversas parcerias, como entre a prefeitura e o Estado.

Parque conta com 150 animais de 24 espécies

Endereço: rua Dona Anita Costa, s/nº, Vila Voturuá Funcionamento: terça a domingo das 9h às 17h Custo: entrada gratuita.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!