Novos sebastianenses


Costa Norte
Publicado em 18/03/2016, às 11h09 - Atualizado em 24/08/2020, às 02h05

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte


*Fotos: Halsey Madeira/PMSS

Em celebração aos 380 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião, a Câmara Municipal realizou, na última quarta-feira, 16, sessão solene no Teatro Municipal, com a entrega de títulos de “Cidadão Sebastianense” a personalidades de destaque por sua atuação profissional na sociedade.

O presidente da Câmara, Luiz Santana Barroso (PSD), o Coringa, homenageou o caraguatatubense Geraldo Lib, funcionário da Sabesp por cerca de 13 anos, com intensa atuação no município. “O profissionalismo de Lib é notório na cidade. Mesmo quando acionado de madrugada, ele prontamente atendia aos chamados, fazendo todo o possível para regularizar o serviço de abastecimento de água nos locais afetados por quaisquer incidentes”, elogiou Coringa.



Já o desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, paulista que frequenta São Sebastião há 50 anos, com casa em Cambury, na costa sul, recebeu o título de cidadão sebastianense das mãos do vice-presidente da Câmara, Marcos Fuly (PP). “Eu amo São Sebastião. A cidade sempre me acolheu e agora tenho a oportunidade de auxiliar o município através de um dos meus prazeres, a música”, discursou o juiz, revelando que o seu talento musical já rendeu prêmios e dezenas de discos, hoje com renda das vendas revertidas para ONG’s do país – uma delas local.

Secretários homenageados

Os secretários municipais de Esportes e de Governo, Fábio Lopez, e da Educação, Angela Couto, também foram homenageados, assim como com o atual chefe de gabinete e ouvidor municipal, Marco Antônio de Souza. Também receberam o título na solenidade as servidoras da área da saúde, Helena Dora Glina, coordenadora da Assistência à Saúde da Mulher, e Carla Bruço, coordenadora do Centro de Aleitamento Materno de São Sebastião (Ciama), ambas médicas obstetras.



Natural de Santos e morador no bairro São Francisco, o secretário Fábio Lopez foi homenageado pelo vereador Simei da Silva Ferreira (SDD). Advogado, Fábio esteve à frente da Secretaria de Esportes entre 2013 e 2015 e, desde o ano passado, também responde pela Secretaria de Governo. Ele agradeceu a todos, à sua família e, em especial aos servidores das duas pastas que “ajudaram a construir essa história pois, sem eles, eu certamente não estaria aqui”. Fábio também agradeceu ao prefeito Ernane Primazzi, a quem conhece há mais de 10 anos, pela oportunidade. “É um orgulho trabalhar para um prefeito que me ensina valores familiares e administrativos, lições que vou levar para minha vida”.

O secretário destacou avanços nos dois setores e ações importantes, ligadas à Segov, como a implementação da ouvidoria municipal, Coordenadoria da Mulher e a unidade do Conselho Tutelar na costa sul. “Esse título reforça nosso compromisso com a cidade”, frisou.

Ao destacar a importância do trabalho do professor, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) prestou  homenagem à secretária de Educação, Angela Regina Couto, paulistana que chegou a São Sebastião em 1984 e há 23 anos atua na rede municipal de ensino. Emocionada, Angela lembrou que, ao passar no concurso público para a prefeitura de São Sebastião, foi morar no bairro São Francisco, com a família Teixeira. “Lá começou minha vida caiçara, definitivamente. Minha convivência com os caiçaras do bairro era tão grande que esqueci que não era caiçara. Fui sebastianense no dia em que pisei nessa terra. Só me faltava realmente oficializar isso, e o Reis me deu esse presente”, frisou emocionada a secretária de Educação.



Também muito emocionado, o chefe de Gabinete e ouvidor da prefeitura, Marco Antônio de Souza, o Marquinho, recebeu a homenagem do vereador Ercílio de Souza (SDD). Funcionário público estadual aposentado, Marcos foi vereador entre 2001 e 2004 e secretário municipal de Esportes por duas vezes (1989/1992 e 1993/1996). Souza também desempenhou a função de ouvidor na Câmara Municipal, no biênio 2005/2006. Nascido em São Vicente, no dia seguinte após seu nascimento, Marcos já estava no bairro São Francisco.  “O seu chão é onde a sua vida começou, e eu sempre fui daqui. Só nasci lá. A palavra que resume esse momento é gratidão às pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida”, disse, em meio a lágrimas.

Já a ginecologista e obstetra Helena Dora Glina, da coordenadoria da Assistência à Saúde da Mulher, recebeu o título das mãos do vereador Onofre Neto (PHS). Daniel Simões (PV) homenageou a coordenadora do Centro de Aleitamento Materno de São Sebastião (Ciama), doutora Carla Bruço.

Em seu discurso, o prefeito Ernane Primazzi frisou a importância do trabalho desenvolvido por todos os homenageados e deixou uma mensagem de reflexão. “A nação atravessa um momento triste, mas vamos ver o outro lado da história. O país está recomeçando; nossa geração foi escolhida para fazer essa transição e ajudarmos a edificar um novo Brasil, uma nova São Sebastião. Que Deus nos dê sabedoria, calma e paciência para que possamos fazer a nossa parte”.



Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!