Os 80 GCMs (Guardas Civis Municipais) de Praia Grande, formados no último dia 15, iniciaram nesta semana o curso de habilitação para porte de arma de fogo. O treinamento teve início na segunda-feira (17) com aulas teóricas e segue até a próxima semana com a parte prática. O equipamento utilizado no treinamento é a pistola airsoft, semelhante externamente à arma de fogo real (pistola Taurus PT-99), que dispara esferas plásticas de 6 milímetros de diâmetro. De acordo com o comandante da GCM, Marco Alves dos Santos, esse equipamento tem as mesmas funções de uma arma real no sentido do impacto e precisão. “O importante é que garante a qualidade técnica, sem colocar em risco a integridade dos membros da corporação”.
Equipamento utilizado no treinamento é a pistola airsoft, semelhante externamente à arma de fogo realPreparação As aulas práticas com a airsoft aconteceram nos primeiros dias da semana e são uma preparação para a prova que será realizada ao final do treinamento, nos dias 1º, 02 e 03 de outubro, com munição real, em uma área na Fortaleza de Itaipu, na cidade.
Única A Guarda Civil de Praia Grande é a única da região a contar com guardas habilitados ao uso de arma. “O tiro é o último degrau da escala do uso diferenciado da força e é utilizado apenas em último caso, tanto para a segurança de terceiros quanto da segurança do próprio guarda”, ressaltou o comandante. Ele explicou ainda que, embora todos os guardas sejam habilitados para o porte de arma, apenas os que atuam no serviço motorizado (viaturas, motocicletas e bicicletas) trabalham armados.
Exames Para portar o armamento, o guarda deve estar preparado não só tecnica como também psicologicamente. “Todos passam por exames psicológicos”, afirmou Santos. E mais importante do que portar a arma é o uso que se faz dela.
Sem incidente Desde 2006, quando a prefeitura firmou o convênio com a Superintendência da PF (Polícia Federal) para autorizar a GCM a portar armas de fogo, não houve nenhum incidente com pessoas feridas. Mesmo assim, a GCM efetuou mais de 700 prisões. Vale lembrar ainda que a GCM local possui uma Comissão Interna de Controle e Acompanhamento de Letalidade, que controla e avalia o uso da força pelos agentes de segurança, seguindo as diretrizes do Ministério da Justiça.
Prevenção No último dia 15, ocasião em que os 80 novos GCMs foram graduados, a prefeitura entregou duas bases móveis e uma Kombi, que auxiliarão no trabalho preventivo e educativo das questões de Segurança Pública. Com o reforço, a cidade passa a contar com um efetivo de 306 guardas habilitados ao uso de arma de fogo, com exceção dos que estão afastados por problemas de saúde.
Aprovação Conforme a prefeitura, uma pesquisa realizada no 1º semestre deste ano mostrou que a GCM de Praia Grande conta com a aprovação de 56% das 427 pessoas entrevistadas. Questionadas, se sentem-se mais seguras com a presença de um Guarda Civil em ruas e eventos, 83% das pessoas ouvidas responderam afirmativamente, o que demonstra a importância da corporação.
Comentários