*Foto: JCN
Por Nayara Martins
Cerca de 200 pessoas protestaram em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Maitinga, na manhã de segunda-feira, 28. Entre os principais motivos estão a demora no atendimento e a não abertura da agenda para marcar consultas, exames e retornos dos pacientes. Os pacientes chegaram à UBS antes da 7 horas e só começaram a ser chamados a partir das 9 horas. Muitas deles desistiram de aguardar e foram embora antes de a situação se normalizar.
A comerciante Aparecida Maria Terra, que chegou no local às 6h30, contou que ainda não tinha conseguido marcar sua consulta até às 10h30, e não sabia se a agenda iria abrir. “Sempre acontece assim, somos maltratados, mal atendidos, é esse descaso total”. Segundo ela, o atendimento piorou após a mudança na administração da área da saúde. “Queremos saber se a situação vai melhorar ou não”.
Para a massoterapeuta Janice Trindade, que chegou às 7h, o atendimento estava péssimo. “Após esperar das 7 às 9h, uma atendente veio anunciar que não iria abrir a agenda, e quereremos saber quando vai abrir?”, questionou.
Também para a pensionista Nilzete Domingos Nascimento dos Santos, o problema ocorreu devido a não abertura da agenda. Após às 11 horas, ela conseguiu marcar o retorno para levar os exames ao médico somente para o dia 12 de novembro.
Por outro lado, a professora aposentada Virgínia Maria Veloso Pereira fez questão de afirmar que foi bem atendida na UBS Central. “Fui muito bem atendida tanto no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) pelos psiquiatras, como na UBS Central. Houve uma pequena confusão por causa do agendamento, mas eu consegui fazer o exame de eletrocardiograma”. Em sua opinião, as pessoas que dependem do SUS devem ter mais paciência. “Já morei em outras cidades nas quais o atendimento é bem mais demorado”. Para ela, o que falta na cidade, na área da saúde, é o atendimento médico nas especialidades de endocrinologista e vascular.
Outro lado
Questionado sobre o assunto, durante a audiência pública realizada na quarta-feira, 30, na Câmara Municipal, Cássio Luiz Rosinha, diretor de Planejamento Estratégico e Administração da Secretaria de Saúde, reconheceu que houve um problema no atendimento público na UBS Central, no início da semana, mas que, segundo ele, já foi diagnosticado e solucionado. Rosinha acredita que o setor de saúde do município precisa ter uma atenção básica resolutiva, para que a população seja melhor atendida nas UBSs. Segundo ele, os médicos deveriam permanecer nas unidades básicas o dia todo para atender a demanda. Já quanto aos profissionais da área da Saúde, uma das ações em andamento na secretaria é redirecionar os funcionários nas cinco unidades.
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