Dia sim, dia não, o porteiro Fredson Gonçalves sai de sua casa, em Maresias, às 5h30, para percorrer a pé, ou de bicicleta, os 20 quilômetros que o separam de seu local de trabalho, um condomínio residencial na praia da Baleia. No trajeto de ida e volta, enfrenta 40 quilômetros, com trechos de serra nos dois percursos. “Já estou acostumado, é um trajeto de rotina para mim”, conta Fred, como é conhecido no bairro.
Tamanho preparo físico saltou aos olhos no último fim de semana, quando Fred ganhou a maratona K21 Maresias, aterrissando na linha de chegada com sorriso no rosto e a tranquilidade de quem acabava de chegar de um passeio. “Decidi começar a correr para cuidar da minha saúde. Nunca tive nenhum tipo de acompanhamento, simplesmente comecei a correr e nunca mais parei. Além de ser a minha forma de locomoção, é um momento de prazer, de colocar a cabeça no lugar”.
Para garantir que o treinamento, ou percurso para o trabalho, não acarrete em lesões, ele lê muito sobre o assunto e adapta as pisadas conforme a necessidade. “Eu fui sentindo o que funcionava melhor, e sempre que posso leio sobre o assunto, assim evito me machucar. Mas não tem mistério, é natural para mim”.
O K21 não foi a primeira competição de Fred, que já subiu ao pódio em outras ocasiões. “Costumo chegar sempre entre os primeiros, mas vencer é a primeira vez. Dá uma satisfação especial. Me motivou para correr a maratona Bertioga-Maresias sozinho, em outubro”.
Apesar do talento nato e das recorrentes boas colocações, Fredson não recebe nenhum tipo de apoio ou patrocínio. Ele conta: “Minha mulher, que é minha maior incentivadora, me estimula a virar atleta profissional, mas sem nenhum apoio não tem como. Não consigo arcar com as inscrições e as viagens... Acabo competindo apenas nas etapas que são por aqui, mesmo. Seria bom ter patrocinador, mas eu corro de qualquer jeito, porque me faz bem. Correr me faz feliz”, completa Fredson, com sorriso de orelha a orelha e a humildade de um verdadeiro vencedor.
Atletas do LN vencem também os 5km
Além de Fredson Gonçalves, campeão na modalidade dos 21 quilômetros e local de Maresias, outros dois moradores do litoral norte atingiram o topo do pódio em suas respectivas categorias.
Nilvan Santana Oliveira, morador de Toque Toque, em São Sebastião, venceu na modalidade 5km masculino. Já na mesma categoria, mas na modalidade feminino, a campeã foi Thais Fernandes, de Caraguatatuba. “Imprimir um ritmo forte de explosão em trecho curto foram essenciais para garantir a vitória. Parabenizo todos os envolvidos na prova, pois estava muito bem sinalizada e os trechos muito bem demarcados”, relata Thais.
Etapa de Maresias firma-se como a maior do Brasil
Com 800 atletas inscritos, a K21 Maresias, realizada no dia 18 de julho, firmou-se como a maior prova de trail run do Brasil (corridas fora do asfalto), e deve crescer ainda mais em representatividade nos próximos anos. Luiz Amaral, da E2X, organizadora do evento, explica: “Assumimos agora o posto de prova com maior número de inscritos no país. Na primeira edição, em 2014, tivemos cerca de 300 participantes. Mais que dobramos de um ano para o outro, o que destaca o enorme potencial dessa etapa para o segmento”.
No trajeto da competição, várias praias da costa sul de São Sebastião foram exploradas pelos atletas, como Paúba, Santiago, Toque Toque Pequeno e Calhetas. Os corredores enfrentaram subidas e descidas íngremes, areia fofa, grama, terra e riachos, podendo desfrutar da beleza local em meio a adrenalina da competição.
De acordo com o organizador, “Maresias tem um visual lindo, que agrega muito à prova. Nossa intenção é fomentar o turismo local através desse evento, ampliando cada vez mais o número de participantes e a relevância do destino no setor de corridas fora de estrada”.
Para detalhes sobre a prova, acesse www.k21series.com.br.
Comentários