TA DE PARABÉNS!

Mongaguá completa 63 anos

Localizada no litoral sul de São Paulo, o município se destaca há 63 anos pelos seus encantos naturais

Da redação
Publicado em 06/12/2022, às 16h46 - Atualizado em 07/12/2022, às 08h20

FacebookTwitterWhatsApp
Eventos acontecerão na Praça de Eventos Dudu Samba, no Centro do município Mongaguá Mongaguá vista de cima - Divulgação
Eventos acontecerão na Praça de Eventos Dudu Samba, no Centro do município Mongaguá Mongaguá vista de cima - Divulgação

A cidade de Mongaguá completa hoje 63 anos de emancipação político-administrativa, mas antes de virar cidade foi um distrito criado em 1948 e pertencente a Itanhaém. Em 1959 virou cidade e em 1977 Estância Balneária.

Com pouco mais de 58 mil habitantes e localizada no litoral sul de São Paulo, o município se destaca há 63 anos pelos seus encantos naturais; é ótima opção para um fim de semana na praia, com 13 km de faixa de areia divididos em praias com orlas muito bem urbanizadas. 

Além das belas praias, Mongaguá tem ainda áreas de reservas ecológicas e uma das maiores e mais famosas plataformas de pesca marítima.

Programação

Na noite de ontem (6) teve o ‘Jantar Dançante Mongaguá 63 anos’ e hoje (7) haverá o ‘Baile Oficial da Melhor Idade’, com aquisição de ingressos na recepção do Gabinete, no Paço Municipal (avenida Getúlio Vargas, 67 - Centro).

História

O distrito de Mongaguá, que pertencia a São Vicente, foi criado em 24 de dezembro de 1948 e incorporado ao município de Itanhaém. Em 1959 Mongaguá foi promovida à categoria de cidade e em 1977 virou Estância Balnerária.

O aniversário de Mongaguá passou a ser comemorado no dia 7 de dezembro, no dia em que foi realizado o plebiscito, e não na data da elevação à categoria de município em 31 de dezembro de 1959. 

O nome Mongaguá, que significa "água pegajosa", foi dado pelos índios guaranis que viviam às margens dos rios Mongaguá e Aguapeu no século XVI. 

Curiosidade

De acordo com a história, os emissários de Martim Afonso de Souza (responsável pelo povoamento de novas terras) paravam na região de Mongaguá para descansar quando passavam pelo litoral paulista e, com o tempo, núcleos foram se formando com moradores fixos. 

Leia também: Mongaguá: conheça as praias e pontos turísticos da cidade do litoral sul de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!