RAINHA DO MAR

Cidade do litoral sul de SP celebra Iemanjá no sábado (3)

Festividade em Mongaguá será realizada em homenagem ao Dia de Iemanjá, celebrado pelo candomblé no dia 2 de fevereiro; confira a programação

Redação
Publicado em 01/02/2024, às 15h24 - Atualizado às 15h29

FacebookTwitterWhatsApp
Estátua de Iemanjá de Mongaguá fica no bairro Agenor de Campos - Divulgação
Estátua de Iemanjá de Mongaguá fica no bairro Agenor de Campos - Divulgação

Mongaguá, no litoral sul de São Paulo, está pronta para receber a 15ª edição da Festa de Iemanjá, a partir das 12h de sábado (3). A festividade será realizada em homenagem ao Dia de Iemanjá, celebrado pelo candomblé no dia 2 de fevereiro. O evento é realizado pela Casa de Cultura Afro-brasileira (Ile Axé Efon Odé Ojú Okàn), com o apoio da prefeitura de Mongaguá. 

A carreata tem início às 12h, na avenida Dom Pedro I, 1.976, no bairro Balneário Itaguaí. Às 14h, acontece o cortejo terrestre, na avenida Governador Mário Covas Júnior, 9.258, em Agenor de Campos, próximo ao monumento de Iemanjá, local onde estarão instaladas   barracas de acarajé, plantas sagradas, trajes religiosos e muito mais.

Rainha do Mar

Iemanjá, a Rainha do Mar, é considerada generosa e protetora dos pescadores. Segundo a crença, ela também zela pelo amor e pela fertilidade e sabe retribuir os presentes ofertados. A estátua de Iemanjá, em Agenor de Campos, inaugurada em 2005, é um dos principais pontos turísticos de Mongaguá, além de ser o local escolhido para as celebrações à orixá.

O nome Iemanjá tem origem no idioma africano yorubá, sendo o termo Yéyé Omó Ejá, que, em tradução literal significa "mãe cujos filhos são peixes". É cultuada tanto na umbanda (que comemora no dia 8 de dezembro) como no candomblé, e é considerada a mãe de quase todos os orixás.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!