CRIME AMBIENTAL

Ameaçado de extinção, tubarão-martelo é pescado no litoral paulista

Quase todas as espécies de tubarões-martelo estão na categoria de vulneráveis ou em risco de extinção

Thalita Ferreira
Publicado em 24/10/2022, às 10h14 - Atualizado às 11h47

FacebookTwitterWhatsApp
A maioria vive em águas costeiras e não são agressivos Tubarão martelo pescado Pescador segurando o tubarão martelo que estava com o anzol na boca - Reprodução
A maioria vive em águas costeiras e não são agressivos Tubarão martelo pescado Pescador segurando o tubarão martelo que estava com o anzol na boca - Reprodução

No último sábado (22), um tubarão-martelo foi capturado por um pescador na plataforma de pesca de Mongaguá no litoral de São Paulo. Após a pesca do animal não se sabe o que foi feito com ele; sendo assim, não há como saber qual era sua espécie nem se era mesmo um filhote.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

No Brasil, existem sete espécies diferentes de tubarão-martelo e podem ser pequenas (com pouco mais de 1 metro) ou ultrapassar os 4 metros de comprimento. 

Os tubarões-martelo são espécies consideradas vulneráveis e ameaçadas de extinção, por esse motivo a pesca é proibida. A maioria vive em águas costeiras e não são agressivos, são até curiosos. 

De acordo com o artigo 29 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, são crimes ambientais: "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória". O pescador não foi identificado, por este motivo não houve punição pela pesca irregular no litoral de São Paulo.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

Leia também: Foragido da Justiça é preso pela Guarda Municipal de Santos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!