Milhares de preservativos serão distribuídos aos foliões

Costa Norte
Publicado em 05/02/2016, às 13h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h58

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: Divulgação

Folia e prevenção devem andar lado a lado neste Carnaval. Durante o evento mais popular do Brasil, equipes da Secretaria de Saúde de Caraguá e do Centro de Infectologia Municipal (Cemin) de São Sebastião percorrerão as ruas para distribuir panfletos e preservativos ao público. A ação tem o objetivo de conscientizar turistas e moradores sobre a importância de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Em Caraguatatuba, a Secretaria de Saúde estima distribuir cerca de 100 mil preservativos. As equipes pretendem visitar diversos pontos da festa, como a praça Irmã Lucila (Massaguaçu) no sábado, 6; o Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo), no domingo, 7; a praça Dr. Cândido Motta (centro), na segunda, 8,  e o Porto Novo, na terça, 9.

Serão distribuídos também materiais educativos sobre HIV/AIDS, hepatites virais e sífilis. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha tem foco em todos os públicos, mas será reforçada para os segmentos mais vulneráveis às DST’s HIV/AIDS, tais como usuários de drogas, profissionais do sexo e homossexuais masculinos.

Já em São Sebastião, a distribuição dos preservativos será feita em três pontos fixos da cidade: rua da Praia, no centro histórico, onde será instalada a base do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu);  no pronto-socorro central e em Boiçucanga, na costa sul do município; estes dois últimos, com  funcionamento 24 horas.

Desde a primeira quinzena de janeiro, o trabalho de conscientização para o uso de preservativos contra as DSTs/AIDS tem sido desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião. A conscientização tem sido feita nas 22 unidades do Programa Saúde da Família com ações cotidianas (visitas domiciliares, atendimentos diários etc.), e com distribuição de preservativos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!