Maresias, a queridinha do litoral norte

Costa Norte
Publicado em 28/11/2016, às 11h18 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h40

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Foto: Divulgação/J.Grandão

Espetacular, fantástica, maravilhosa. Impossível deixar de usar esses e outros adjetivos para descrever o cenário de Maresias, uma das mais belas praias de São Sebastião, no litoral norte. Além da beleza fascinante, o bairro possui ampla variedade de hotéis, restaurantes e opções de lazer.

A praia de 4km de extensão tem areias brancas e fofas, mar azul, ondas tubulares e uma vegetação deslumbrante. Maresias é rodeada por altas montanhas e tem um visual incrível.

Ao longo de sua orla, a praia apresenta características diferentes. Quem gosta de ondas menores, pode ficar no Canto da Barra. Localizado no lado esquerdo de quem olha o mar, o canto é rodeado pelo Rio Maresias e apresenta uma faixa larga de areia fina e batida. As pedras do canto servem de barreira natural, o que garante uma ondulação menor e o banco de areia sempre presente. O local, ideal para as famílias, é cheio de restaurantes e quiosques. Além disso, é possível jogar futebol de areia, alugar pranchas, equipamentos de mergulho e esportivos.

Imagem acervo site

Canto da Barra fica no lado esquerdo de Maresias (Foto: Divulgação)

Imagem acervo site

Pedras formam piscinas naturais (Foto: Divulgação)

Meio da Praia O meio da praia é tomado por condomínios e hotéis. Os hotéis "pé na areia" oferecem serviço de praia e piscinas de frente para o mar. Dá para escolher onde se refrescar! As areias são fofas, com inclinação (praia de tombo), e as ondas fortes. Ideal para a prática de surfe. Banhistas desfrutam do sol, da água do mar ou da piscina, e ainda assistem surfistas disputando as melhores ondas.

Imagem acervo site

Meio da praia é ideal para a prática de surf e SUP (Foto: Divulgação)

Canto do Moreira O Canto do Moreira fica no lado direito de Maresias. Famoso pelas suas ondas bem tubulares e potentes, o local é rodeado por pedras. Quando a maré está cheia, formam-se piscinas naturais. As ondas são barradas pelas pedras e o turista pode aproveitar tranquilamente o "presente" da natureza. O Canto do Moreira é tranquilo e frequentado por poucas pessoas, por ter um acesso mais restrito. Para chegar à praia, é preciso fazer uma pequena caminhada, já que não tem como estacionar próximo ao local. A paz e a tranquilidade do canto são ideais para quem deseja relaxar. As árvores formam sombras naturais, nem precisa de guarda-sol. Além disso, é possível subir nas pedras, com muito cuidado, e ter uma visão privilegiada do mar de Maresias. O ideal é visitar o Canto do Moreira pela manhã, pois à tarde já não bate mais sol no local.

Imagem acervo site

Visão do topo da pedra do Canto do Moreira (Foto: Erica Rueda/JCN)

Imagem acervo site

No Canto do Moreira, turista tem visão privilegiada do mar (Foto: Erica Rueda/JCN)

Turistas Esqueça aquela praia famosa por causa da balada. O perfil do público de Maresias mudou. Os jovens frequentadores dos anos 90, atraídos pela famosa casa noturna Sirena, cresceram, casaram e tiveram filhos. Atualmente, 80% dos turistas de Maresias são casal e famílias com um ou mais filhos. As pessoas que visitam o bairro possuem entre 30 e 65 anos e possuem boa estabilidade financeira.

Segundo dados divulgados pela APHM - Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias, o público atual é tranquilo e busca desfrutar das belezas e atrativos do bairro. Duas características que Maresias tem de sobra!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!