SERPENTES

Maior causadora de acidentes no Brasil, jararacas seguem aparecendo no litoral de SP

Espécie responde por 7 em cada 10 acidentes ofídicos no país. Na costa paulista, últimas apareceram em Mongaguá e Guarujá. Para biólogos, área urbana pode estar invadindo habitat das cobras

Da redação
Publicado em 08/05/2023, às 16h16 - Atualizado às 16h55

FacebookTwitterWhatsApp
Jararaca devolvida à natureza em Guarujá após ser encontrada aninhada em roda de carro Guarujá - Maior causadora de acidentes no Brasil, jararacas seguem aparecendo no litoral de SP Jararaca sobre folha verde - Imagem: Divulgação / Guarda Civil Ambiental de Guarujá
Jararaca devolvida à natureza em Guarujá após ser encontrada aninhada em roda de carro Guarujá - Maior causadora de acidentes no Brasil, jararacas seguem aparecendo no litoral de SP Jararaca sobre folha verde - Imagem: Divulgação / Guarda Civil Ambiental de Guarujá

Mais um espécime de jararaca (Bothrops jararaca) foi encontrado em uma área urbana do litoral de SP, desta vez em Mongaguá. A cobra foi resgatada por bombeiros na segunda (1º) em frente a uma residência no bairro Pedreiras, a cerca de 3 km da região central.

Dias antes, em uma das ações mais recentes divulgadas pela guarda ambiental de Guarujá, outra jararaca foi encontrada aninhada na roda de um carro na região central da cidade. Posteriormente, a serpente foi devolvida à natureza e entrou para a contabilidade de animais salvos. Segundo dados da gestão municipal, no ano passado oito jararacas foram resgatadas pela Guarda Municipal Ambiental.

Jararaca capturada por bombeiros em Mongaguá Mongaguá - Maior causadora de acidentes no Brasil, jararacas seguem aparecendo no litoral de SP Bombeiro capturando jararaca (Imagem: Reprodução / Mongaguá Litoral)

Biólogos consultados pelo Portal Costa Norte afirmam que a espécie pode estar indo em busca de alimentos nas áreas urbanas. “Em números absolutos, a jararaca é a maior causadora de acidentes no Brasil e em São Paulo. Muitos acidentes estão relacionados à atração dela pelas presas que estão em ambientes humanos”, explica o biólogo e consultor ambiental Enrico Tosto.

Jararaca devolvida à natureza em Guarujá após ser encontrada aninhada em roda de carro Guarujá - Maior causadora de acidentes no Brasil, jararacas seguem aparecendo no litoral de SP Jararaca sobre folha verde (Imagem: Divulgação / Guarda Civil Ambiental de Guarujá)

“Se elas estão aparecendo nas casas é porque alguma coisa tá errada, as casas podem estar invadindo a floresta e elas [jararacas] estão ficando sem o habitat ou o excedente de lixo acaba atraindo ratos que atraem as jararacas”, complementa o biólogo e divulgador científico Henrique Charles Abrahão, também conhecido como Biólogo das Cobras.

Segundo dados do Instituto Butantan, a espécie responde por 69,3% dos acidentes registrados no Brasil e pela maioria dos acidentes em São Paulo.

Apesar de peçonhentas, as jararacas são fundamentais para o equilíbrio ecológico e têm importância médica, enfatiza Abrahão. “Jararacas são serpentes peçonhentas, mas são de fundamental importância para o equilíbrio da natureza. A maior parte dos acidentes com serpentes são com elas, mas, em contrapartida, elas são fundamentais, como por exemplo em descobertas científicas. O próprio remédio de pressão alta, Captopril, foi desenvolvido a partir de uma toxina da jararaca, salvando milhões de pessoas de ter um infarto ou algo parecido diariamente”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!