Justiça Eleitoral reconhece regularidade e libera pesquisa do Jornal Costa Norte


Costa Norte
Publicado em 22/07/2016, às 16h46 - Atualizado em 24/08/2020, às 02h19

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte


*Foto reprodução

O juiz eleitoral Paulo Guilherme de Faria julgou, na quinta-feira, 21, improcedente a representação impetrada pelo Partido da República e revogou a liminar anteriormente deferida,   autorizando a divulgação da pesquisa eleitoral contratada pelo jornal Costa Norte para avaliar as intenções de voto para prefeito no município de São Sebastião.  A pesquisa,  aplicada pela Perfil  Pesquisas de Opinião  e Consultoria Ltda e registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09020/2016,  havia sido denunciada como irregular/inidônea pelo diretório municipal do Partido da República, que pedia a suspensão de sua divulgação,  aplicação de multa aos responsáveis e publicação dos números corretos, obtendo liminar nesse sentido.  Na análise do mérito,  ouvida a defesa apresentada pela empresa de pesquisa e pelo jornal Costa Norte,  o juiz Paulo Guilherme de Faria julgou o pedido improcedente: "Como bem pontuaram os requeridos em sua manifestação os percentuais apresentaram divergência em razão de arredondamento matemático ".

Pesquisa oficial mostrou diminuição da distância entre Felipe Augusto, Wagner Teixeira e Juan Garcia



A segunda pesquisa encomendada pelo Jornal Costa Norte para avaliar as intenções de votos para as eleições de outubro em São Sebastião mostrou o estreitamento da distância entre os três nomes que lideram para prefeito: Felipe Augusto tem 23%, seguido de perto por Wagner Teixeira, com 21,5% e Juan Garcia, com 20,5%.  A uma certa distância desse 'primeiro pelotão', vêm os pré-candidatos João Amorim (5%) e Neto da Morada (3,5%). Não souberam ou não quiseram responder 26,5% dos entrevistados.

Essa situação configura virtual empate técnico, já que a margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos, mas a distância entre os três líderes diminuiu desde a realização da primeira pesquisa, aplicada em abril, e houve também troca de posições: na primeira pesquisa o líder também era Felipe Augusto, que registrava 24% das intenções estimuladas (quando aos entrevistados é apresentada uma cartela com os nomes dos possíveis pré-candidatos ao cargo de prefeito), mas a segunda posição era de Juan Garcia, com 21,5%, seguido de Wagner Teixeira, com 20,5% (eles inverteram suas posições nesta rodada da pesquisa).

A pesquisa, encomendada pelo Jornal Costa Norte à Perfil Pesquisas de Opinião Pública e Consultoria Ltda, foi realizada entre os dias 6 e 8 de julho, com 400 entrevistados, margem de erro de 4,9% para mais ou para menos, índice de confiança de 95% e foi registrada no TSE sob o número SP-09020/2016.



Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!