MUNDO ANIMAL

TARTARUGA GIGANTE | espécie raríssima escolhe praia de Itanhaém para depositar ovos

Segundo integrantes do Instituto Biopesca, os ovos poderão ser transferidos com todos os cuidados, já que levariam pelo menos 50 dias para eclodir


da Redação
Publicado em 20/02/2021, às 10h16 - Atualizado às 10h47

FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com o secretário de comunicação de Itanhaém, Luciano Netto, a tartaruga de aproximadamente 300 quilos foi acompanhada pelo Instituto Biopesca durante todo o momento da desova na praia do Suarão em Itanhaém no litoral de SP. TARTARUGA GIGANTE - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
De acordo com o secretário de comunicação de Itanhaém, Luciano Netto, a tartaruga de aproximadamente 300 quilos foi acompanhada pelo Instituto Biopesca durante todo o momento da desova na praia do Suarão em Itanhaém no litoral de SP. TARTARUGA GIGANTE - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém


Exemplar de espécie rara, uma Tartaruga de Couro (Dermochelys coriácea), ou Tartaruga Gigante, escolheu a praia do Suarão, na noite desta sexta (19), para depositar seus ovos.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/infoLitoralE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O Instituto Biopesca,  Projeto de monitoramento de praias da Bacia de Santos, acompanhou de perto todo o procedimento e inclusive inseriu anilha numerada no animal. Os especialistas fizeram a captação de informações da tartaruga, que é adulta, pesa cerca de 300 quilos e seu casco mede cerca de 1,45m.



Segundo a veterinária do Instituto, Vanessa Ribeiro, é um fato muito raro, já que esse animal dificilmente escolhe as praias do Sudeste para desovar. “Estamos acompanhando o animal há semanas. Já tínhamos avistado em Praia Grande e a gente sabia que ela estava procurando um local mais tranquilo para botar seus ovos, que podem chegar a mais de 100 unidades”, relata.

O local com os ovos foi isolado e terá acompanhamento total. Segundo os integrantes do Instituto, os ovos poderão até mesmo ser transferidos com todos os cuidados, já que levariam pelo menos 50 dias para eclodir. A Guarda Civil Municipal acompanhou todo o processo e isolou o local, para evitar aproximação de curiosos.

O Secretário de Meio Ambiente, César Ferreira, também acompanhou de perto a ação do Instituto Biopesca. “Assim que soubemos do fato já nos colocamos a disposição. Realmente é uma ocorrência rara e que merece especial atenção da nossa Secretaria”, destacou.



O animal levou cerca de 3 horas entre a deposição dos ovos e a volta para o mar. Alguns moradores próximos acompanharam e torceram pelo retorno da tartaruga às águas.

Siga o Sistema Costa Norte no Telegram, faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorteinforme-se!



Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!