COVID-19

Lockdown na Baixada Santista: Itanhaém define restrições de acesso e medidas de circulação

Medidas tem o objetivo de diminuir a curva da contaminação pela Covid-19, que já matou 140 pessoas no município e mais de 3.500 pessoas na região

da Redação
Publicado em 23/03/2021, às 11h15 - Atualizado às 11h18

FacebookTwitterWhatsApp
Medidas são válidas de terça-feira, 23, até 4 de abril - Reprodução/ Prefeitura de Itanhaém
Medidas são válidas de terça-feira, 23, até 4 de abril - Reprodução/ Prefeitura de Itanhaém

Por meio de uma live publicada nas redes sociais o prefeito de Itanhém Tiago Cervantes (PSDB) divulgou as medidas de circulação e restrição de acesso válidas na cidade para o lockdown entre terça-feira, 23, e 4 de abril. A cidade e as demais da região da Baixada Santista optaram por medidas mais rigidas diante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. A decisão foi aprovada em conjunto pelos nove prefeitos em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista – Condesb na sexta-feira, 19.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/LITORALNORTEINFOs E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O decreto municipal nº 4070/2021 estabelece o funcionamento do comércio em geral e o que será permitido nos próximos 13 dias.

De 23 de março a 4 de abril, as atividades sem qualquer restrição e com atendimento presencial são as clínicas médicas e odontológicas (atendimento emergencial); clínicas veterinárias (atendimento emergencial); farmácias e drogarias; postos de combustíveis (vedado lojas de conveniências); serviços de assistência social e funerários; serviços de segurança patrimonial e privada; serviços de transporte coletivo e individual e serviços de comunicação social (rádio e TV). Nos casos dos serviços de hospedagem, está permitido apenas para clientes corporativos. As refeições só podem ser realizadas no quarto e as áreas externas devem estar fechadas.

As atividades permitidas com atendimento presencial todos os dias, mas com restrição do horário entre 6 e 20 horas, são: comércio de artigos hospitalares, suprimentos médicos e odontológicos; serviços públicos de notas e registros; Correios; serviços de fornecimento de energia elétrica, água, esgoto e telecomunicações e internet.

Já as atividades com atendimento presencial, mas com restrição de horário das 6 às 20 horas de segunda a sexta, são os hipermercados; supermercados; mercados; mercearias; açougues; peixarias; hortifrutigranjeiros; quitandas; padarias; adegas e comércio de gás de cozinha e de água mineral. Aos sábados e domingos, o funcionamento só pode acontecer no sistema de delivery (entrega). Vale ressaltar que fica proibido o consumo no local e é permitido apenas vender alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza.

Fica limitado, de acordo com o decreto das normas sanitárias, que todos os estabelecimentos que irão prestar serviços de atendimento ao público devem respeitar o limite máximo de até 30% de sua capacidade total.

Para atendimento apenas no formato delivery, sem o limite de horário, a manutenção de equipamentos, assistência técnica, oficinas de consertos e manutenção em geral em casos emergenciais, é permitido. O atendimento presencial deve acontecer apenas quando não houver outra opção.

Os bares, restaurantes e pizzarias, só poderão trabalhar com o sistema delivery, com as portas fechadas. É proibido o consumo no local e o horário permitido é das 11h às 22 horas, diariamente.

Os segmentos de óticas, pet-shops e lojas de material de construção e similares, também deverão funcionar apenas com o delivery e de portas fechadas, sendo vedado o atendimento presencial.

Estão totalmente proibidos o acesso às praias, o comércio ambulante, as academias, as feiras livres, as aulas em escolas da rede particular ou privada e qualquer sistema de drive-thru.

Transporte público

Ainda nesta semana a circulação dos ônibus será normal até às 20h30, e no sábado das 6h às 10 e das 16h às 20h30. No domingo os ônibus não circulam. Na próxima sexta, 26, será realizada uma reunião entre a empresa e a Secretaria de Trânsito e Segurança, para avaliar a demanda. Caso os veículos estejam circulando vazios, aí sim para a próxima semana poderá haver uma alteração.

Bancos e lotéricas

No decreto, as agências bancárias poderão manter os serviços de atendimento presencial e de autoatendimento, devendo limitar o número máximo de clientes dentro da agência, bem como organizar as filas de espera junto aos caixas de atendimento pessoal e eletrônicos, mediante a demarcação no solo com distanciamento mínimo de 3 metros entre as pessoas. As casas lotéricas também poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, devendo organizar filas.

A cobrança do serviço de estacionamento rotativo, a Zona Azul, também está suspensa até o próximo dia 4 de abril.

As medidas tem o objetivo de diminuir a curva da contaminação pela COVID-19, que já matou 140 pessoas no município e mais de 3.500 pessoas na região. Segundo o boletim com os números atualizados segunda-feira, 22, Itanhaém chegou a marca de 3.765 casos confirmados desde o início da pandemia. A ocupação dos leitos de UTI está em 100%, 20 pessoas estão internadas e outras 14 em isolamento domiciliar.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!