ELA VOLTOU

Itanhaém (SP) | Tartaruga Gigante retorna para botar mais ovos, desta vez na Praia do Satélite

Segundo ninho fica a dois quilômetros do primeiro, no Suarão, e consolida visita rara de espécie ameaçada de extinção

da Redação
Publicado em 06/03/2021, às 10h30 - Atualizado em 05/05/2021, às 15h37

FacebookTwitterWhatsApp
Luciano Netto/ PMI
Luciano Netto/ PMI

Monitoramento foi feito por técnicos do Instituto Biopesca (Luciano Netto/ PMI)

A mesma tartaruga gigante que formou ninho na faixa de areia da Praia do Suarão, em Itanhaém (SP), há pouco mais de duas semanas, voltou à cidade na noite de sexta-feira, 5, para botar mais ovos, dessa vez na Praia do Satélite, distante a dois quilômetros da primeira. Assim como na outra oportunidade, ela levou cerca de três horas para deixar os ovos e retornar ao mar. A movimentação foi registrada por curiosos.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNotíciasLitoralE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O monitoramento do segundo ninho, a exemplo do primeiro, é feito pelo Instituto Biopesca e segundo o biólogo Rodrigo Vale, o retorno raríssimo chama muita atenção.

“Agora temos dois pontos de monitoramento e este segundo, nos dá maiores perspectivas já que o local possui melhores características em todos os sentidos do que o primeiro”, celebrou.

Profissionais do departamento de comunicação da prefeitura registraram o momento em que ela estava na areia e botou os ovos:

www.youtube.com/watch?v=kyjxvNQiRjQ

Há 25 dias, quando a tartaruga esteve pela primeira vez na cidade os técnicos introduziram uma marcação com anilha e número de série. O mesmo material foi verificado o que confirmou a autenticidade do animal.

A desova

Um bom número de pessoas acompanhou o processo e especialistas do Biopesca as alertaram para a não utilização de iluminação e cuidados com a propagação de sons a fim de não estressar o animal, que pôs os ovos e retornou ao mar com tranquilidade.

(Luciano Netto/ PMI)

Os técnicos fizeram a inspeção do ninho e encontraram os ovos, contudo não conseguiram estimar a quantidade

O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente Cesar Ferreira classificou o retorno como um presente de Deus em plena década dos oceanos como definiu a Organização das Nações Unidas - ONU. “A Secretaria de Meio Ambiente prestará todo apoio e suporte para que em breve possamos comemorar o nascimento das pequenas tartarugas”, complementou.

Monitoramento 

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados, ou mortos, o interessado deve entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).
Para mais informações, acesse: www.comunicabaciadesantos.com.br.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!