PARABÉNS, ITANHAÉM!

Itanhaém: 491 anos de história, cultura e curiosidades

Com uma rica história, belezas naturais incomparáveis e diversas opções de lazer e cultura, a cidade é um verdadeiro tesouro do litoral sul de São Paulo

Da redação
Publicado em 14/04/2023, às 10h50 - Atualizado às 11h31

FacebookTwitterWhatsApp
Passarela de Anchieta Passarela de Anchieta Itanhaém Passarela que leva até a Cama de Anchieta em Itanhaém - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Passarela de Anchieta Passarela de Anchieta Itanhaém Passarela que leva até a Cama de Anchieta em Itanhaém - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

No dia 22 de abril, a cidade de Itanhaém, localizada no litoral sul de São Paulo, celebra seus 491 anos de fundação, carregada de história, cultura e curiosidades! Conhecida como a segunda cidade mais antiga do Estado de São Paulo, Itanhaém tem uma história rica e diversa, que envolve desde os povos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores portugueses. Alguns historiadores afirmam que a povoação que lhe deu origem pode ser mais antiga que a Célula Mater.

Itanhaém foi fundada em 1532 pelo explorador português Martim Afonso de Sousa. Durante a colonização, a cidade teve grande importância como centro jesuíta, com a construção de diversas igrejas e edifícios importantes na região, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Convento Nossa Senhora da Conceição.

Além da importância histórica, Itanhaém também é conhecida por suas belas praias, como a Praia dos Sonhos, a Praia do Cibratel e a Praia do Centro, além de diversas opções de lazer, como trilhas ecológicas, parques e museus. Itanhaém , juntamente com Peruíbe, Mongaguá e Praia Grande, integra a parte sul da região metropolitana da Baixada Santista.

Praião Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaem)

José de Anchieta e Benedito Calixto

É um fato que as praias de areias escuras de Itanhaém foram frequentadas por importantes personalidades, como o padre jesuíta José de Anchieta, que pacificou os índios, e o pintor Benedito Calixto, nascido em Itanhaém em 1853.

Passarela de Anchieta Passarela de Anchieta Itanhaém Passarela que leva até a Cama de Anchieta em Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Em suas obras, Calixto retrata eventos históricos importantes do Brasil e paisagens do litoral de São Paulo. Estes traços seguem preservados na cidade, com visitas na Igreja de Sant’Anna, concluída em 1761 e o prédio da Câmara e Cadeia, erguido no ano de fundação da cidade. No altar da igreja, destaque para uma pintura de Jesus Cristo feita por Calixto.

Praias

Com mais de 27 quilômetros de extensão, as oito praias são a maior atração de Itanhaém. O relevo da região é recortado por pedras, ilhas e montanhas, sendo as praias mais procuradas a do Cibratel, Sonho e Praia dos Pescadores. Esta última é famosa por ter sido o local da primeira gravação da novela Mulheres de Areia, transmitida pela extinta TV Tupi em 1974/1975. O acontecimento rendeu ao local um monumento situado em frente à Ilha das Cabras, na ponta sul da praia.

Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Para comemorar o aniversário de Itanhaém, reunimos algumas curiosidades sobre a cidade:

Nome indígena: antes da chegada dos portugueses, a região onde fica Itanhaém era habitada pelos índios do grupo Tupi. Eles chamavam a região de "itanha'ém", que significa "pedra que canta" em sua língua.

Praia dos Sonhos: Itanhaém tem diversas praias, mas uma das mais famosas é a Praia dos Sonhos. De acordo com a lenda local, a praia é encantada e habitada por uma sereia que canta para os pescadores.

Turismo: hoje em dia, Itanhaém é um importante destino turístico, com diversas opções de lazer e entretenimento. Além das praias, a cidade tem parques, museus, trilhas ecológicas e uma programação cultural variada.

Museu da Conceição de Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Personalidades: ao longo dos anos, Itanhaém recebeu diversas personalidades ilustres, como o escritor Monteiro Lobato, que passou sua infância na cidade, e a cantora Elis Regina, que teve uma casa na Praia dos Sonhos.

A cidade abriga o mais antigo cemitério jesuíta do Brasil, o Cemitério dos Jesuítas, que data do século XVI.

Itanhaém é também conhecida por suas festas religiosas, como a Festa de Corpus Christi, que reúne milhares de fiéis para a tradicional procissão pelas ruas da cidade.

Cachoeira Três Quedas de Itanhaém é um dos pontos turísticos de maior beleza natural da cidade Itanhaém possui a primeira trilha inclusiva da Baixada Santista Queda d'água em Itanhaém (Prefeitura de Itanhaém)

Em Itanhaém, é possível visitar a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que fica em uma área de preservação ambiental e é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Essas são apenas algumas das curiosidades que fazem de Itanhaém um destino turístico único e especial. Com uma rica história, belezas naturais incomparáveis e diversas opções de lazer e cultura, a cidade é um verdadeiro tesouro do litoral sul de São Paulo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!