ACESSO NEGADO?

Caio França propõe controle de acesso à área de preservação em Itanhaém

Cachoeira Três Quedas têm sofrido atos de degradação ao longo do tempo desde a trilha a partir da Bacia Hidrográfica do Rio Branco

da Redação
Publicado em 08/05/2021, às 08h40 - Atualizado em 10/05/2021, às 11h31

FacebookTwitterWhatsApp
Deputado é o intermediário entre prefeitura, conselhos municipais de Turismo e Meio Ambiente e sociedade civil organizada - Reprodução/ Deputado Caio França
Deputado é o intermediário entre prefeitura, conselhos municipais de Turismo e Meio Ambiente e sociedade civil organizada - Reprodução/ Deputado Caio França

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, o deputado Caio França (PSB) solicitou reunião entre prefeitura, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fundação Florestal  a fim de discutir medidas de proteção e controle ao acesso de visitantes à região do Vale do Rio Branco, em Itanhaém (SP).

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O local dá acesso à Cachoeira Três Quedas, distante 13km, uma das paisagens mais belas da cidade, e que desperta a atenção de turistas de diferentes cidades.

O deputado é o intermediário entre a prefeitura, os conselhos municipais de Turismo e Meio Ambiente – Comtur e Condema, respectivamente e sociedade civil organizada. Entre outros pedidos também foi solicitado esforços na coerção de caçadores, coletores de espécies nativas, invasores, posseiros, entre outras ameaças.

O ecoturismo é um dos cartões de visita da região inserida no Parque Estadual da Serra do mar, cujo manancial abastece também as cidades vizinhas de Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente.

A cachoeira e a guarita

Com acesso a partir da Bacia Hidrográfica do Rio Branco em trilha de 13 km, a Cachoeira Três Quedas e imediações têm sofrido atos contínuos de degradação nos últimos anos conforme informou a prefeitura de Itanhaém, o que se agrava pelo trajeto passar por dentro de propriedades particulares de agricultores. 

A prefeitura identificou um local apropriado para implantação de sistema de controle de acesso por meio da construção de uma guarita e monitoramento com guarda-parque nas proximidades da Unidade de Conservação.

LEIA MAIS SOBRE: ITANHAÉM 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!