CRIME AMBIENTAL

Autoridades flagram pesca de garoupa em período de defeso no litoral de SP

Pescador foi autuado pelo Crime Ambiental, por uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb, na Ilha da Queimada Grande, município de Itanhaém/SP

Da redação
Publicado em 06/02/2023, às 19h59 - Atualizado às 20h06

FacebookTwitterWhatsApp
Pescador foi autuado pela Polícia Ambiental Marítima Pesca irregular Barco de pesca com irregularidades - Divulgação
Pescador foi autuado pela Polícia Ambiental Marítima Pesca irregular Barco de pesca com irregularidades - Divulgação

Na tarde da última sexta-feira (3), autoridades de uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, durante patrulhamento marítimo na Operação Impacto, flagraram uma embarcação esporte recreio, realizando a pesca com uso de varas e molinetes, próximo ao costão da Ilha da Queimada Grande, município de Itanhaém, São Paulo.

A embarcação realizava a pesca no interior da Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas Queimada Pequena e Queimada Grande, local também incluído na APAMLC – Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro e resultou na apreensão da embarcação, motor de popa e petrechos. 

No momento da abordagem havia a bordo, um exemplar de Garoupa Verdadeira Epinephelus marginatus, espécie que se encontra em seu período de proteção por lei, o defeso, que se iniciou em 1 de novembro e vai até o dia 28 deste mês.

Leia também: Polícia Ambiental autua pescadores em mais de R$ 600 mil, em Itanhaém

O pescador responsável foi autuado por pescar em período no qual a pesca seja proibida, totalizando R$2.200,00 em multas pelo Crime Ambiental. O infrator responderá em liberdade e comparecerá em atendimento agendado na Secretaria de Meio Ambiente de SP para prestar explicações.          

A Ilha da Queimada Grande

A ilha está a 18 milhas náuticas (aproximadamente 30 km) da costa de Itanhaém e Peruíbe, e apresenta difíceis condições de desembarque e difíceis condições para fundeio de embarcações.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!