*Foto: Marcos Pertinhes/PMB
Por Antonio Pereira
Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da área da saúde e indígenas deverão ser vacinados contra a gripe a partir deste sábado, 30. A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e segue até o dia 20 de maio com objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções provocadas pelo vírus. Somente em Bertioga, 12 casos suspeitos e uma internação foram computados.
No Dia D, sábado, o atendimento acontecerá em nove postos do município, das 8h às 17 horas, mas quem perder a data poderá ser vacinado nos dias seguintes nos mesmos locais. Segundo a chefe de seção de Saúde Pública Lúcia Peres Guimarães, a quantidade de vacinas é suficiente para a demanda: “Apesar de o Dia D ser o ponto de partida, as vacinas têm todo um cuidado de armazenamento e refrigeração. Elas serão repostas semanalmente e certamente não faltarão”. A vacina protege contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e tipo B da influenza.
A partir do dia 9, o atendimento será para quem está fora desse grupo de risco e faz uso de medicação contínua, com prescrição médica para a vacina. Na sequência, as pessoas com dificuldade de locomoção poderão agendar visitas das equipes volantes.
H1N1
A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, precisamente o nariz, garganta e brônquios. Ela pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. De forma indireta, a doença pode ser adquirida por meio das mãos, que, ao entrarem em contato com locais recentemente contaminados, são levadas aos olhos, nariz ou boca. A doença pode se apresentar em vários níveis sintomáticos, desde uma leve e curta duração, até formas graves e de quadros complicados.
A vacina contra a influenza não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave, relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina ou pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves após receberem doses anteriores.
Comentários