*Foto: PMI
Em discurso proferido durante a inauguração da nova Escola de Vela “Lars Grael”, no domingo passado, 20, na Praia do Pequeá, o prefeito Antônio Colucci, disse: “Hoje é um dia muito especial para mim. Estou muito feliz. Sabemos o quanto é importante investir em esporte e educação. A nova Escola de Vela Lars Grael mostra a nossa preocupação com os futuros atletas do nosso município. Somos a Capital Nacional da Vela, mas trabalhamos para sermos também a Capital Nacional da Náutica. Investir neste segmento é uma das nossas prioridades. Prova disso são as construções de diversos píeres de norte a sul da nossa cidade nos últimos 7 anos, além da implantação do sistema de transporte marítimo, o aquabus. Com esses investimentos, valorizamos o nosso esporte, a nossa educação, e também o turismo, que é a nossa indústria. Mais geração de emprego e qualidade de vida aos nossos munícipes. Seguimos no rumo certo, com a direção do vento favorável, sempre buscando o melhor para o nosso município. Nosso muito obrigado ao Lars Grael, medalhista olímpico e orgulho da vela em nosso país, que nos concedeu a oportunidade de homenageá-lo. Parabéns a todos os ilhabelenses”.
A cerimônia contou com a presença do homenageado, o velejador Lars Grael, e diversas autoridades. A Capital Nacional da Vela ganha um dos maiores complexos esportivos destinados à formação de atletas, treinamentos e competições náuticas do país. Para Lars Grael, “ser homenageado em um espaço esportivo de potencial como esse é a realização de um sonho. Ilhabela, um pedacinho do paraíso na Terra, merece esse grande feito por toda vocação náutica que possui. Essa democratização do esporte, inserido em todas as classes, deve existir. Precisamos, primeiramente, formar cidadãos. Ilhabela está um passo à frente neste quesito. Contem sempre comigo. Parabéns a todos e muito obrigado. Bons ventos”.
O delegado da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil, Luiz Antônio Anidio Moreira, além do prefeito de Bertioga e presidente da Aprecesp, Mauro Orlandini, e o presidente da Confederação Brasileira de Vela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, prestigiaram a solenidade.
A nova escola
A fachada da Escola de Vela conta com um painel produzido pelo artista plástico Genésio Teles. A obra de arte é alusiva à Santa Ceia, representada por velas náuticas. A sede possui um alojamento amplo e moderno, com salas de treinamentos e administrativas, além de refeitório e um espaço técnico para barcos e materiais. A Escola Lars Grael tem ainda um moderno complexo náutico para a realização de competições, bem como os ensinamentos das escolinhas de vela. O investimento foi de mais de R$ 1,2 milhão.
Comentários