O Viveiro Municipal de Mudas Florestais ‘Aroeira’, de Ilhabela, produz mais de 40 mil mudas por ano, no Parque Municipal das Cachoeiras, localizado na antiga usina da Cesp, na Água Branca. O arquipélago é uma das maiores manchas remanescentes da Mata Atlântica e, por isso, a Secretaria de Meio Ambiente local tem a missão de abrigar e manter este departamento.
As atividades da equipe do viveiro têm o objetivo de cultivar as espécies nativas e para o paisagismo das áreas públicas da cidade, como canteiros e floreiras, além da manutenção dos jardins dos prédios públicos.
Dia a dia
Segundo o supervisor administrativo do Viveiro, Tiago dos Santos Oliveira, a importância da reprodução de mudas é manter a qualidade de vida da população por assegurar a manutenção de espécies arbóreas situadas nas vias públicas e recuperação de áreas degradadas. “Coletar e beneficiar sementes, adubar, combater as pragas, irrigar e plantar as espécies fazem parte do dia a dia de toda a equipe do Viveiro”, afirma.
Meta
A meta é que o município desenvolva seu padrão paisagístico de modo a integrar as belezas naturais do arquipélago e os espaços urbanos. Antes, o viveiro produzia exclusivamente mudas nativas da Mata Atlântica, mas a equipe vem produzindo também diversas espécies ornamentais para serem utilizadas no paisagismo das áreas públicas.
Ameaçadas
Atualmente, ‘Aroeira’ conta com cerca de 15 mil mudas, dentre elas, espécies que estão ameaçadas de extinção como o jequitibá, cambucá, massaranduba, peroba entre outras. As mudas são doadas aos munícipes em ações de educação e conscientização ambiental.
Mudas
Os munícipes que quiserem retirar uma muda no Viveiro podem se dirigir ao local onde receberá também orientações sobre o plantio e a manutenção da planta.
Visitas
Já os grupos que quiserem agendar visitações podem obter mais informações pelo telefone: (12) 3896-6485. O Viveiro Municipal fica na rua José Bonifácio, s/nº, no Parque Municipal das Cachoeiras, na Água Branca.
Comentários