Ilhabela inaugura sábado (11), às 11h, a passarela para pedestres sobre a Cachoeira da Laje. A obra atende uma antiga reivindicação da comunidade tradicional caiçara da Praia do Bonete, no extremo sul do arquipélago, onde vivem atualmente cerca de 250 pessoas.
A passarela tem a forma de uma ponte pênsil, suspensa por cabos de aço. Trata-se de uma grande estrutura em madeira que se estende por 48m - sendo 33 de vão livre - e 1m de largura. Além de pedestres será possível que ciclistas atravessem a passarela, porém, é proibida a passagem de motocicletas. A capacidade máxima da passarela é de 500 kg por m², conforme as normas do Denit (Departamento Nacional de Infra-Estruturas de Transportes).
Isolados
“Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores do Bonete que em dia de chuvas fortes ficavam isolados porque não conseguiam sair nem pelo mar, de barco ou canoa, e nem pela trilha a pé, pois a Cachoeira da Laje enche muito e fica com a correnteza forte, oferecendo perigo aos pedestres”, comentou o prefeito Toninho Colucci (PPS).
Comentários