Mas, afinal, orcas são mesmo “baleias assassinas”?
Um avistamento de orcas no último domingo (5) em Ilhabela no Litoral Norte de São Paulo, e flagrado pelo fotógrafo Rafael Mesquita, chamou a atenção por ser um verdadeiro show da natureza.
Entretanto, Rafael não flagrou os cetáceos apenas na superfície do mar. O fotógrafo também conseguiu imagens das orcas debaixo da água. Veja e se emocione:
As orcas, além de chamarem a atenção pela sua coloração preta e branca característica, também ganharam (má) fama devido ao filme “Orca - A Baleia Assassina”, película de terror/aventura de 1977, mas a verdade é que elas não são nem baleias nem assassinas.
Esses mamíferos marinhos são cetáceos, grupo que engloba as baleias, os golfinhos e os botos. As orcas são golfinhos. Por alcançarem até 9 metros de comprimento, muitos as confundem com baleias.
As orcas podem até ser "assassinas" de outras espécies marinhas, como a maioria dos animais selvagens visando à própria sobrevivência, mas não atacam seres humanos.
E pra quem achou estranho o “rolê” das orcas pelo litoral paulista, fato é que elas costumam ser encontradas tanto em águas quentes quanto em águas geladas, em mares e oceanos de todo o globo, mas são mais facilmente achadas em latitudes mais altas e próximas às regiões costeiras.
Leia também: Ilhabela está com quatro praias impróprias para banho
Comentários