Regata de percurso testa resistência na estreia da ‘Rolex Sailing Week’, em Ilhabela

Costa Norte
Publicado em 13/07/2012, às 14h05 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Largada aconteceu na Praia da Armação, com contorno na Ilha de Búzios

A ‘Rolex Ilhabela Sailing Week’ teve início na última segunda-feira (09), com regata de percurso para as cinco classes que disputam este, que é considerado o maior evento de vela oceânica da América Latina.

Como a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil foi cancelada por condições climáticas adversas, a organização resolveu antecipar a prova de percurso médio programada para a quarta-feira (04).

E, logo na estreia do campeonato, os velejadores testaram resistência em 30,4 milhas (56 km), com largada na Praia da Armação e contornando a Ilha de Búzios.

Alterações

Para os barcos menores, como os HPE, o trecho foi reduzido para 18,4 milhas (34 km), mas a flotilha também foi obrigada a enfrentar as constantes alterações de ventos (de 3 para 15 nós) e a correnteza.

O fita azul do maior percurso foi o S40 Crioula, comandado por Eduardo Plass, enquanto no trajeto menor, o 1º a cruzar foi o Maria Preta, de José Baretti.

Boa vantagem

A estrela do medalhista olímpico Bruno Prada brilhou na 1ª regata no leme do Ginga, na classe HPE. O candidato ao ouro na Star em Londres foi decisivo na vitória com boa vantagem para os adversários. Mesmo relaxando antes dos Jogos, o proeiro de Robert Scheidt usou a experiência e seu timing de regata no percurso. "A flotilha é forte com pelo menos 10 barcos com chances de chegar ao título. Estou muito feliz porque conquistei minha primeira vitória em oceano numa regata longa, justamente no dia em que estou comemorando cinco anos do meu primeiro título mundial da Star, em Cascais, ao lado do Robert Scheidt", relatou.

Apoiadores

A ‘Rolex Ilhabela Sailing Week’ tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da CBVM (Confederação Brasileira de Vela e Motor), das Classes ORC, S40, HPE, C30 e BRA-RGS, e parcerias da prefeitura de Ilhabela, do YCI (Yacht Club Argentino), e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do YCI. Mais informações : www.risw.com.br .

Programação de sábado (14): - 12h - Regatas para todas as classes - 17h - Confraternização - 19h30 – 1ª Premiação dos vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week - 21h – 2ª Premiação dos vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week

Dia de ventos irregulares e tática da tripulação ajudou o Maria Preta a ser o Fita Azul do percurso mais curto

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!