VAI COMEÇAR

Primeira baleia-jubarte da temporada 2022 é avistada no sul de Ilhabela (SP)

Avistagem foi realizada pela equipe de biólogas do Viva Instituto Verde Azul a partir do observatório de pesquisa em Borrifos, no sul de Ilhabela, que realiza o projeto de pesquisa e educação “Ilhabela, mar de baleias, golfinhos e cia”

Da redação
Publicado em 11/04/2022, às 15h43 - Atualizado às 17h25

FacebookTwitterWhatsApp
Baleia avistada na temporada passada nas águas de Ilhabela Primeira baleia-jubarte da temporada 2022 é avistada no sul de Ilhabela (SP) baleia jubarte saltando em ilhabela - Foto: Acervo/Sectur
Baleia avistada na temporada passada nas águas de Ilhabela Primeira baleia-jubarte da temporada 2022 é avistada no sul de Ilhabela (SP) baleia jubarte saltando em ilhabela - Foto: Acervo/Sectur

O arquipélago de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, registrou na última sexta-feira (8) a primeira jubarte a passar pelas águas da cidade na temporada 2022.

A avistagem foi realizada pela equipe de biólogas do Viva Instituto Verde Azul a partir do observatório de pesquisa em Borrifos, no sul de Ilhabela, que realiza o projeto de pesquisa e educação “Ilhabela, mar de baleias, golfinhos e cia”.

O registro foi feito um dia antes do primeiro ocorrido no ano passado, o que gera a expectativa de que esta temporada seja tão boa quanto a de 2021.

Na temporada anterior as primeiras baleias se adiantaram e chegaram em abril, em maio já era relativamente frequente o show de saltos no canal, e em outubro ainda era possível se deparar com alguns destes seres fantásticos ao longo da costa de Ilhabela.

No ano passado, houve um recorde de baleias-jubarte em Ilhabela. Foram 125 registros, o que corresponde a cerca de 300 baleias.

Há importantes organizações pesquisando os cetáceos na cidade, como o Viva Instituto Verde Azul e o Projeto Baleia à Vista, e neste ano Ilhabela se tornou a primeira base do Instituto Baleia Jubarte no Sudeste do Brasil.

“Posso afirmar com toda a convicção, não tem nada igual sendo feito na região, por isso Ilhabela é referência da observação de baleias e golfinhos no Estado de São Paulo e um dos principais destinos do país neste segmento”, disse o prefeito Toninho Colucci.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciane Leite, destaca a importância de trabalhar a estruturação deste segmento alinhando educação ambiental, pesquisa e promoção turística. “A observação de cetáceos é uma atividade que encanta a todos, basta falar que tem baleias e golfinhos em Ilhabela que os olhos das pessoas brilham. Estamos trabalhando com responsabilidade, de forma sustentável, para contribuir com a conservação destes seres incríveis e, ao mesmo tempo, podermos proporcionar uma experiência única a nossos turistas”.

José Truda, Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte, está otimista. “O retorno das jubartes a Ilhabela na data aproximada do ano passado nos dá a expectativa de uma ótima temporada de baleias em 2022, e confirma o acerto de nossa decisão em estabelecer uma nova base no município, para somar esforços na pesquisa, conservação e consolidação do turismo de observação dessa espécie ímpar de forma sustentável”.

O ponto alto da temporada das jubartes em Ilhabela costuma ser entre junho e agosto, período em que estes grandes mamíferos estão passando por aqui, percorrendo cerca de 5 mil km desde a região subantártica, onde se alimentam, até a Bahia, onde se reproduzem.

Ao todo, a ilha é visitada por 12 espécies de baleias e golfinhos, algumas como a baleia-tropical (Bryde) e as toninhas frequentam a região o ano todo. Esta grande biodiversidade é um verdadeiro diferencial para Ilhabela. Existem agências de receptivo na cidade qualificadas para este tipo de passeio, prontas para encantar o turista com as riquezas naturais do arquipélago.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!