ILHABELA X DH

Prefeito de Ilhabela critica serviço de travessia: “Governo do Estado não prioriza”

Toninho Colucci afirmou que o serviço de travessia é ruim entre São Sebastião e Ilhabela e que a principal balsa do sistema, a FB-25, com capacidade para 100 carros, está abandonada em Itajaí (SC); Departamento Hidroviário respondeu

Da redação
Publicado em 08/10/2022, às 16h21 - Atualizado às 16h29

FacebookTwitterWhatsApp
Foto da balsa FB-25 em Itajaí (SC), divulgada pelo prefeito Toninho Colucci Prefeito de Ilhabela critica serviço de travessia: “Governo do Estado não prioriza” balsa - Foto: Divulgação
Foto da balsa FB-25 em Itajaí (SC), divulgada pelo prefeito Toninho Colucci Prefeito de Ilhabela critica serviço de travessia: “Governo do Estado não prioriza” balsa - Foto: Divulgação

Em entrevista ao programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, fez duras críticas ao serviço de travessia de balsa entre o arquipélago e São Sebastiao.

Colucci mostrou uma foto da balsa FB-25, a maior da travessia, com capacidade para 100 carros, em um atracadouro na cidade de Itajaí (SC). Segundo o prefeito a embarcação está abandonada.

“A FB-25 precisa ser reformada e o Governo do Estado escondeu a embarcação em Itajaí (SC). Nada foi feito. Esse é o governo mentiroso do PSDB. A documentação da balsa está atrasada há um ano. Em vez de abandonar a balsa aqui em São Sebastião, à vista de todos, colocaram em Santa Catarina”, comentou o prefeito.

Veja o trecho da entrevista: 

Após a divulgação do programa, o Departamento Hidroviário (DH) do Governo do Estado enviou uma nota de esclarecimento.

“O Departamento Hidroviário (DH) esclarece que as informações passadas em vídeo divulgado pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, sobre a travessia São Sebastião/Ilhabela, não procedem. A embarcação FB-25 não está abandonada em Itajaí (SC), como disse o prefeito em vídeo divulgado por ele. A FB-25 está em manutenção e ampla reforma na cidade catarinense e deve voltar a operar até abril de 2023. Outra embarcação da mesma travessia que está sendo melhorada pelo DH é a FB-29, cuja estimativa é que fique pronta durante a Operação Verão 2022/2023. Portanto, não é verdade que ‘nada foi feito’, como alega Colucci. Vale ressaltar que as duas embarcações estão sendo reformadas e não estão abandonadas”, diz a nota.

De acordo com DH, o número de embarcações alugadas irá aumentar e, se ainda for preciso, será remanejado balsas de outras travessias para reforçar a frota disponível no Litoral Norte para manter o bom desempenho dos últimos anos, com redução do tempo de espera na temporada de verão.

“Em 2021 e 2022, pelo segundo ano consecutivo, a travessia São Sebastião/Ilhabela não registrou filas, com o tempo de espera permanecendo em 30 minutos no Natal do ano passado e no Réveillon. Nesta temporada de verão, inclusive, o tempo médio para embarque em todas as travessias litorâneas de São Paulo caiu 26%, na comparação com 2019 (antes da pandemia). Junto com a reforma da FB-25 e da FB-29, também será feita a renovação das licenças das embarcações, conforme determinação da Marinha do Brasil", afirma a nota,

E o DH completa lamentando que o "prefeito se paute apenas pelo calendário eleitoral e opte pela politização, ignorando os impactos positivos dos investimentos realizados na travessia São Sebastião/Ilhabela. Em seus vídeos, o prefeito tenta reciclar debates antigos, já que a realidade da travessia é outra. Esta gestão solucionou problemas históricos, com trabalho e investimentos que superam os R$ 21,2 milhões somente na travessia São Sebastião/Ilhabela” 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!