Uma parceria inédita entre a prefeitura de Ilhabela e a Sabesp vem trazendo novas redes coletoras e elevatórias, além da estação de tratamento no Itaquanduba e um novo emissário submarino. Em alguns pontos da cidade, a prefeitura investiu seus próprios recursos para implantar as redes coletoras de esgoto, como no Canta Galo (Vila) e no sistema Ponta Azeda-Praia do Pinto, ao norte do arquipélago. O saneamento básico de Ilhabela, segundo a prefeitura cresceu de 4 para 36%, até o momento, e as obras de saneamento prosseguem em ritmo acelerado e devem elevar o índice de coleta e tratamento de esgoto para mais de 50% até julho de 2012. “Investir em saneamento é investir em saúde. Cada R$ 1 investido no saneamento economiza-se R$ 4 em saúde pública. É por isso que temos lutado tanto pelos investimentos em nossa cidade. Sem contar que nossa indústria é o turismo e o saneamento representa praias e cachoeiras limpas”, salientou o prefeito Toninho Colucci (PPS).
Números
Entre janeiro e julho deste ano 1,5 mil imóveis, entre residências e comércios, já contam com suas ligações liberadas para conectar à rede pública de esgoto sanitário. Cerca de 800 imóveis já se conectaram à rede.
Conexão gratuita
A ligação das residências à rede é gratuita, a cargo da Sabesp, desde que esteja dentro do diâmetro mínimo permitido. Segundo o gerente da Sabesp em Ilhabela, José de Oliveira Paulo, os proprietários serão orientados pelos técnicos da empresa sobre os procedimentos quanto à instalação da caixa de inspeção que é o ponto de conexão entre o imóvel e a rede coletora, de forma a facilitar a sua manutenção e evitar futuros transtornos como quebra de pisos e calçadas.
Benefícios
Com a rede coletora de esgoto serão eliminados os focos de mau cheiro, a contaminação de água, as doenças, a poluição dos córregos e a contaminação do solo.
Serviço:
Para solicitar a ligação, basta comparecer com a última conta de água na agência da Sabesp, que fica na av. Princesa Isabel, 1.274, no Perequê
Comentários